Você está visualizando atualmente MPAC promoverá seminário sobre saúde mental
O seminário será realizado nos dias 13 e 14 de setembro, a partir das 14 horas, no auditório do MPAC

MPAC promoverá seminário sobre saúde mental

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícias

Setembro é o mês escolhido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para a reflexão sobre o valor da vida e a realização de ações de prevenção ao suicídio. A cor amarela é uma cor viva, aberta, iluminada e possui vários significados. Representa a vida, sol, luz, alegria, um contraponto simbólico ideal do problema.

Dentro das ações do Setembro Amarelo, o Ministério Público do Estado do Acre (MPAC), através do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde, Pessoa Idosa e Pessoa com Deficiência, juntamente com o Centro de Especialidades em Saúde (CES), promovem o I Seminário de Saúde Mental, com o tema “Um olhar personalizado e humanizado para a depressão e suicídio”. O objetivo é debater estratégias de enfrentamento e combate ao suicídio, problema recorrente no Estado e no Brasil, na busca da promoção da qualidade de vida.

O seminário será realizado nos dias 13 e 14 de setembro, a partir das 14 horas, no auditório do MPAC. As palestras envolverão a participação de diferentes profissionais, como promotores de Justiça, psicólogos e jornalistas.

O primeiro dia do evento abordará os temas “Influência da Globalização, na qualidade de vida das crianças e adolescentes (Depressão e Suicídio), com a psicopedagoga Cassiana Modolo; “O que leva a pessoa a cometer suicídio?”, com o lançamento da cartilha “Pais e Filhos – Aprendam a jogar o Jogo da Vida”, ministrada pela psicóloga Cláudia Correia; e “Depressão e suicídio em pessoas idosas”, com o médico geriatra Marcelo Grando.

Já no segundo dia, serão apresentados os temas “Depressão, Transtornos e Ansiedade”, com o psicólogo João Paulo Silva; “Índices de suicídios em Rio Branco”, com a psicóloga Andréia Vilas Boas; “Apresentação do Centro de Convivência Arte de Ser”, com o psicólogo Fabiano Guimarães; “Suicídio: o fato, a notícia, os impactos na sociedade e seus efeitos na defesa do direito fundamental à vida”, com a jornalista Juliana Lofego; “Práticas do CAPS II na Cidade de Cruzeiro do Sul”, com a assistente social Ana Cristina Messias.

Ainda no dia 14, o promotor de Justiça Gláucio Ney Shiroma Oshiro, da 1ª Promotoria de Justiça Especializada de Defesa da Saúde, abordará o tema “MPAC e a implantação do RAPS – Rede de Atenção Psicossocial”.

Fonte: ASSESSORIA MPAC