Você está visualizando atualmente Manuel Marcos vai apresentar alteração na Lei do tempo de espera em filas de bancos
Manuel Marcos esteve na sede do Sindicato dos Bancários apresentando alteração na lei para o presidente Edmar Batistela. Foto/Manoel Façanha

Manuel Marcos vai apresentar alteração na Lei do tempo de espera em filas de bancos

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícias

VICTOR AUGUSTO E MANOEL FAÇANHA

O vereador de Rio Branco, Manuel Marcos (PRB), esteve reunido com o presidente do Sindicato dos Bancários do Acre, Edmar Batistela, na tarde da última sexta-feira (15), para apresentar as mudanças na Lei nº 1.610/2006 referente ao tempo de espera em filas de estabelecimento bancários. O texto propondo mudança na lei será apresentado na sessão desta terça (19).

Manuel Marcos na legislatura de 2015-2016 foi presidente da Comissão de Fiscalização dos Bancos (CFB), onde realizou diversas oitivas com clientes, bancários, gerentes e superintendentes, OAB, Ministério Público e Procon. Após oito meses de muitos estudos e reuniões, o projeto que altera a Lei do tempo de espera em filas de estabelecimento se encontra atualizado.

Penalidades mais severas

Neste ano, 13 agências bancárias, entre as quais constam os bancos Brasil, Bradesco, Caixa e Basa já foram atuadas. Foto/Manoel Façanha

Entre os pontos em destaques na proposta de mudança da Lei estão o endurecimento das penalidades para o não cumprimento do tempo de espera nas filas dentro nas unidades bancárias, onde os valores das multas para exigência da aplicabilidade da lei foram reajustados de forma significativa. A nova lei prevê que uma agência reincidente pela quarta vez pelo não cumprimento da norma legislativa venha sofrer uma punição temporária, que pode variar de 1 a 30 dias e, caso o órgão fiscalizador identifique que a punição não tenha sido efetiva, a unidade poderá ter o alvará de funcionamento suspenso pelo prazo de um mês ou, ainda, de forma definitiva.
“Existe muito desrespeito com o cidadão e com a lei e, além disso, alguns responsáveis pelas agências tratam as multas e os órgãos punitivos com desdém e ironia. Portanto, como representante do povo, não posso mais permitir que os clientes e usuários das unidades bancárias continuem passando por esses constrangimentos na hora de buscar atendimento, pois já pagam às instituições tarifas caríssimas. Quero deixar claro ainda que a partir da aprovação da mudança da lei do tempo de espera nas filas, a nova metodologia de punição aos bancos que não vierem cumprir com a legislação será bem dura”, comentou Manuel.

Favorável

O presidente do Sindicato dos Bancários do Acre, Edmar Batistela, analisa a mudança como positiva, não apenas para os clientes e usuários que terão que ser atendidos com mais agilidade dentro das unidades bancárias, mas também para a própria categoria, pois a legislação irá forçar os bancos a contratar mais empregados para o cumprimento das normas, amenizando, assim, a exaustiva e estressante carga de trabalho imposta hoje aos bancários.

VEJA AS PENALIDADES

Multa………………………800 UFMRB’S
1ª Reincidência….1.600 UFMRB’S
2ª Reincidência….2.400 UFMRB’S
3ª Reincidência….Suspensão temporária
4ª Reincidência….Cancelamento do alvará de funcionamento

* Valor da UFMRB’S……R$ 120,78