Você está visualizando atualmente Bancários de Brasília realizam manifestação por BC público nesta terça

Bancários de Brasília realizam manifestação por BC público nesta terça

Motivado pela defesa de um Banco Central (BC) público e independente dos bancos e do mercado e pela regulamentação urgente do sistema financeiro, o Sindicato dos Bancários de Brasília e a CUT Brasília realizam ato público nesta terça-feira (9), a partir das 15h30, em frente ao BC.

“Com o ato, queremos destacar que o Sindicato se posiciona contrariamente à mudança no papel do BC, proposta por alguns partidos políticos com o apoio da mídia monopolista. Não podemos admitir que transformem o Bacen em mais uma instituição privada e que trabalhe a serviço da ganância do sistema financeiro”, explica o presidente do Sindicato, Eduardo Araújo.

Terceirização

O ato também servirá como protesto contra a terceirização de serviços prestados pelos bancos, como o que ocorre com a implantação dos correspondentes bancários autorizado pelo Bacen para ampliar a bancarização.

Com salários mais baixos e carga de trabalho superior à dos bancários, os correspondentes realizam atividades das agências em lotéricas, farmácias, supermercados e lojas. Essa modalidade de trabalho, que pode facilitar a vida dos clientes, é na verdade uma forma de baratear e transferir serviços para fora das agências.

Segundo Araújo, o emprego dessa mão de obra não deixa claro com quem ficam as responsabilidades com relação à segurança, às condições de trabalho e à proteção dos direitos trabalhistas.

“Os bancos empurram serviços e usuários que não lhes interessam para os correspondentes, visando economia com pagamento de direitos trabalhistas e com a manutenção das agências. Isso precariza as atividades dos trabalhadores do ramo e enfraquece a categoria”, destaca o presidente do Sindicato.