Você está visualizando atualmente Funcionários do Banco da Amazônia retornam ao trabalho nesta terça-feira

Funcionários do Banco da Amazônia retornam ao trabalho nesta terça-feira

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícias

Em assembleia realizada na tarde desta segunda-feira (20), na sede do Sindicato dos Bancários do Acre, os funcionários do Banco da Amazônia resolveram aprova o fim da paralisação de três semanas na instituição. Os servidores acataram uma proposta na audiência de conciliação intermediada pelo vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST), ministro Ives Gandra Martins Filho, ocorrida na tarde da última sexta-feira, em Brasília, envolvendo as duas partes.

O acordo de conciliação também foi aprovado em Belém, Macapá, Manaus, Brasília, São Luís e outras bases sindicais. Com isso, os servidores retornam ao trabalho na manhã desta terça-feira.

PROPOSTA

Pela proposta, os empregados terão o mesmo reajuste acordado pelos bancos federais com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), ou seja, 8,5% de reajuste geral e 9% no piso com repercussão na tabela do PCS.

A proposta não inclui os 3 pontos que o banco tentava impor em alteração ao Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) anterior, referentes à integralização da remuneração, mudança na forma de pagamento do transporte noturno e condicionantes à liberação de dirigente da AEBA.

Outro avanço importante diz respeito à antecipação de R$ 800,00 (oitocentos reais) da PLR aos servidores sem futuro desconto. Por fim, a respeito dos dias parados não haverá desconto, mas sim a compensação de 75% dos dias de paralisação, no prazo máximo de 120 dias, no limite diário de 1 (uma) hora.

AGRADECIMENTO

O presidente do Sindicato dos Bancários do Acre Edmar Batistela explicou que o funcionalismo do Banco da Amazônia está de parabéns pela determinação de brigar por melhores salários e condição de trabalho na greve finalizada nesta segunda-feira.

O diretor de AEBA, Sérgio Gallo, assim como o diretor do Sindicato dos Bancários do Acre Jorge Luís, parabenizaram cada colega de trabalho pelo espírito de lutar por um acordo salarial mais digno nesta campanha salarial.