Você está visualizando atualmente Contraf-CUT define calendário de debates sobre saúde com Fenaban

Contraf-CUT define calendário de debates sobre saúde com Fenaban

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícias

A Contraf-CUT, federações e sindicatos retomaram na tarde desta terça-feira (18) com a Fenaban a mesa temática de Saúde do Trabalhador, em São Paulo, depois da assinatura da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) de 2014/2015. Ficou definida a elaboração de um calendário de reuniões, que deverão começar em fevereiro e terminar em julho de 2015, cujas datas serão acertadas em comum acordo entre as partes.

Serão retomadas as atividades do GT do Adoecimento e abordados prioritariamente os temas envolvendo a avaliação do PCMSO (Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional) e o Acordo de Cooperação Técnica em Reabilitação Profissional.

Também foi debatida na mesa temática a cláusula 44ª da CCT, que sofreu alteração redacional, e que trata do programa de retorno ao trabalho.

“Ficou definido que a negociação da implementação da cláusula 44ª da CCT será feita através da comissão de representação dos empregados de cada banco que implantar o programa. De antemão, o Banco do Brasil, a Caixa, o HSBC, o Santander, o Bradesco e o Itaú, presentes na mesa da Fenaban, comprometeram-se a fazer esse diálogo com os trabalhadores. A Fenaban também assumiu o compromisso de que qualquer desvio ou não implantação do programa, que não vier a ser resolvido nesse fórum, será levado à negociação na mesa bipartite”, afirma Walcir Previtale, secretário de Saúde do Trabalhador da Contraf-CUT.

Segundo ele, a reunião foi objetiva e teve o resultado que era esperado pelos trabalhadores. “Garantimos a criação de um calendário para os debates dos principais temas, que foram definidos na Campanha Nacional 2014 e que terão desdobramentos para o próximo período”, destaca.

Combate ao assédio moral

Ficou definido também durante a reunião que a avaliação semestral do Programa de Prevenção de Conflitos no Ambiente de Trabalho, que inclui o instrumento de combate ao assédio moral e outras formas de violência nos bancos, será realizada no próximo dia 4 de dezembro.

A Contraf-CUT se encarregará de informar e orientar os sindicatos sobre os encaminhamentos que serão necessários.

Fonte: Contraf-CUT