Você está visualizando atualmente Aposentados têm até fim do mês para ir ao banco e fazer “prova de vida”
Foto: Arquivo SEEB AC

Aposentados têm até fim do mês para ir ao banco e fazer “prova de vida”

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícias

Aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) têm até o dia 30 de dezembro para fazer comprovação de vida e renovar a senha. O procedimento deve ser realizado na rede bancária, caso contrário, o benefício garantido pela Previdência Social será suspenso.

A recomendação da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) é não deixar para a última hora, afinal as agências bancárias não abrem ao público no dia 31 de dezembro.

A comprovação de vida é um procedimento de conferência de validação dos dados do aposentado ou pensionista. Com a atualização das informações, a pessoa recebe uma nova senha. O objetivo do INSS é evitar as fraudes.

A prova de vida deve ser feita diretamente no banco em que o segurado recebe o dinheiro do benefício, informa a Febraban. “Se o correntista tiver uma conta corrente nessa mesma instituição, poderá realizar o procedimento nos canais eletrônicos, como os caixas eletrônicos, no internet banking e até mesmo por biometria, caso a instituição financeira ofereça esse serviço”, explica a entidade, em nota.

De acordo com a Febraban, o ideal é que o aposentado ou pensionista do INSS faça a comprovação de vida no dia em que recebe o benefício. Para fazer o procedimento, é fundamental levar documento de identificação com foto, como carteira de identidade, carteira de trabalho ou CNH.

Os beneficiários que não puderem ir até às agências bancárias, por motivos de doença ou dificuldade de locomoção, podem recorrer a um procurador devidamente cadastrado no INSS. Para se cadastrar junto ao INSS, o procurador deve comparecer a uma agência da Previdência Social acompanhado pelo beneficiário que passará a representar.

Fonte: Valor Econômico