Você está visualizando atualmente Ato cobra manutenção do caráter público da Caixa
Manifestação na matriz da instituição também reivindicou reversão de todos os efeitos da reestruturação. Foto: SEEB-SP

Ato cobra manutenção do caráter público da Caixa

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícias

São Paulo – Dirigentes sindicais de todo o país protestaram em frente à matriz da Caixa Federal na quarta-feira 4 e mandaram o recado: não aceitam ataques ao banco público nem retrocesso nos direitos dos trabalhadores.

O ato marcou o encerramento do seminário A Caixa é do povo brasileiro – Fortalecer a Caixa para construir o país que queremos, iniciado na terça 3, quando foi o banco anunciou a suspensão do processo de reestruturação.

> Caixa responde à mobilização dos empregados

“A suspensão foi um avanço importante, mas vamos manter a mobilização até que sejam revertidas todas as mudanças feitas de forma unilateral por meio do Caixa + Forte”, afirma o diretor do Sindicato e integrante da Comissão Executiva dos Empregados (CEE), Dionísio Reis. “Por isso, esse ato serviu para mostrar à direção do banco que não aceitamos modelos de gestão que tenham como princípio a lógica de mercado representada nesse projeto que apenas piorou as condições de trabalho. O papel da Caixa é outro: o de atuar para diminuir as desigualdades sociais no país, por meio de ações como o Bolsa Família e o Minha Casa Minha Vida, fornecendo crédito e praticando juros baixos.”IMG_9424_materia   Privatização, não – Os representantes dos trabalhadores denunciaram o risco de privatização que os bancos públicos correm caso haja um golpe contra a democracia no país.

“Temos de estar preparados para defender o patrimônio    nacional, caso Michel Temer assuma a presidência e coloque em  prática sua ‘ponte’ para o fim dos direitos trabalhistas. São os  bancos públicos que chegam aos locais mais distantes do país;  as instituições privadas não têm esse compromisso, pois visam apenas o lucro. Além disso, nossa categoria já enfrentou um processo terrível de privatização de bancos estaduais, com imensa onda de demissões. Não vamos permitir que isso se repita”, reforça o dirigente sindical Renato Perez.

Fonte: SEEB-SP