Você está visualizando atualmente PDV irá sobrecarregar funcionários e prejudicar atendimento
A Caixa Econômica Federal vai seguir o exemplo do Banco do Brasil e fechar várias agências no Brasil. Foto/Manoel Façanha-SEEB-AC

PDV irá sobrecarregar funcionários e prejudicar atendimento

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícias

Vários veículos da grande imprensa divulgaram ontem (4/01) a informação de que a Caixa Econômica Federal pretende economizar até R$ 1,5 bilhão por ano, a partir de 2018, com o lançamento neste ano de mais um PDV (Plano de Demissão Voluntária).

A intenção da diretoria do banco público é conseguir a adesão ao PDV de cerca de 10 mil funcionários, ou quase 10% do total do seu quadro. No último ano, a Caixa reduziu o número de pessoal de 100,3 mil para 97 mil por meio do Plano de Apoio à Aposentadoria.

A medida une-se ao risco de outras ações pretendidas pelo governo de Michel Temer (PMDB), que também já foram veiculadas pela imprensa, como a retirada da Caixa a responsabilidade de gerir as contas do FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) e o fechamento de agências. O banco tem atualmente 4,2 mil pontos de atendimento no país.

“Da mesma forma como ocorreu na reestruturação do Banco do Brasil, os empregados e empregadas da Caixa ficaram sabendo desse PDV pela imprensa. É um grande desrespeito da direção do banco com seus funcionários”, avalia Amaury Soares, secretário de Finanças do Sindicato de Londrina e suplente na Comissão de Empresa pelo Paraná.

Dia Nacional de Luta

Diante desse cenário sombrio, a Contraf-CUT convoca todos os bancários e bancárias da Caixa para participar do Dia Nacional de Luta, agendado para o próximo dia 12/01, data em que o banco completa 156 anos.

“O presente da direção da Caixa àqueles que conseguem superar a falta de condições de trabalho por falta de pessoal para elevar o nome do banco é um PDV, que irá sobrecarregar ainda mais os que sobrarem e prejudicar o atendimento aos brasileiros e brasileiras mais necessitados”, salienta Amaury.

Fonte: Contraf-CUT