Você está visualizando atualmente Bancários do Centro Norte realizam congresso e organizam greve para o dia 28/4
Bancários participam de congresso e preparam greve geral do próximo dia 28/4. Foto/Manoel Façanha

Bancários do Centro Norte realizam congresso e organizam greve para o dia 28/4

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícias

MANOEL FAÇANHA/COM INFORMAÇÃO DA FETEC CENTRO

Depois da análise de conjuntura com palestrantes convidados ocorreu na noite da última segunda-feira (17), em Cuiabá-MT, a abertura solene do 10º Congresso da Federação dos Trabalhadores em Empresa de Crédito do Centro Norte (Fetec-CUT/CN).

O evento prosseguiu nesta terça-feira (18) e será finalizado na tarde desta quarta-feira (19) com a eleição da nova diretiva da entidade. Um total de 148 delegados dos 12 sindicatos filiados à Federação, eleitos em assembleias de base, participam do congresso, entre eles, seis delegados acreanos.

Entre os participantes do congresso está o presidente da Contraf-CUT, Roberto Von der Osten, do dirigente da CUT Nacional Daniel Gaio, do presidente da Fenae Jair Pedro, de presidentes das CUTs estaduais de Roraima, Mato Grosso e Rondônia (ambos bancários) e de representantes de diversas categorias do estado de Mato Grosso e de todos os sindicatos filiados.

No seu discurso, o presidente Roberto Von der Osten Chamou os trabalhadores à greve geral prevista para o próximo dia 28. “O grande desafio é defender o trabalho e direitos, que estão em risco pelo governo golpista de Michel Temer”, pontuou.

O presidente da Fetec CUT/Centro Norte, José Avelino, também destacou a necessidade da união dos trabalhadores. Foto/Manoel Façanha
O presidente da Fetec CUT/Centro Norte, José Avelino, também destacou a necessidade da união dos trabalhadores. Foto/Manoel Façanha

O presidente da Fetec CUT/Centro Norte, José Avelino, também destacou a necessidade da união neste momento e lamentou a fundação de sindicatos de terceirizados que estão sendo fundados pela Força Sindical. ”A PEC da terceirização nem bem foi aprovada e eles já estão fundando sindicatos, sem representatividade e participação alguma dos trabalhadores. Num momento em que os trabalhadores precisam estar unidos”, lamentou Avelino.

Edmar Batistela, presidente do Sindicato dos Bancários do Acre, fala durante solenidade de abertura do congresso. Foto/Manoel Façanha
Edmar Batistela, presidente do Sindicato dos Bancários do Acre, fala durante solenidade de abertura do congresso. Foto/Manoel Façanha

Na avaliação do presidente do Sindicato dos Bancários do Acre, Edmar Batistela, o congresso é uma ferramenta importante para discutir os problemas da categoria, assim como sua reorganização no combater à política do governo Michel Temer de retirada de direito dos trabalhadores.

VEJA OS SINDICATOS FILIADOS A FETEC/CN

Brasília, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Campo Grande, Acre, Roraima, Amapá, Ride (Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno), Rondonópolis (MT), Dourados (MS) e Barra do Garças (MT).