Você está visualizando atualmente Confira o horário de funcionamento dos bancos neste fim de ano

Confira o horário de funcionamento dos bancos neste fim de ano

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícias

Conforme a FEBRABAN, agências não abrirão ao público nos dias 25 (Natal), 31 (último dia do ano) e 1º de janeiro (Dia Mundial da Paz)

A Federação Brasileira de Bancos, FEBRABAN, divulgou os horários de funcionamentos das agências nos feriados de fim de ano. Os bancos não abrirão ao público nos dias 25 (Natal), 31 (último dia do ano) e 1º de janeiro (Dia Mundial da Paz). A Federação ressalta que 30 de dezembro será o último dia do ano para quem optar em realizar transações financeiras nas agências bancárias.

Natal

Na véspera do Natal (24) nos bancos estabelecerão horários especiais, seguindo a resolução nº 2.932, que garante ao público um atendimento mínimo de duas horas. Os horários de funcionamento das agências bancárias serão:

– Nas agências localizadas nos Estados com horário igual ao de Brasília-DF, o atendimento ao público será realizado das 9h às 11h;

– Nos Estados com diferença de 1 hora em relação à Brasília, o horário local de atendimento será das 8h às 10h (9h às 11h na hora Brasília);

– Nos Estados com diferença de 2 horas em relação à Brasília, o horário de atendimento será das 8h às 10h (10h às 12h na hora Brasilia);

– E, nos Estados com diferença de 3 horas em relação à Brasília, o horário das agências será das 7h às 9h (10h às 12h na hora Brasilia).

Dia 30

As agências abrirão normalmente e realizarão todas as operações bancárias que estão disponíveis ao público. A FEBRABAN esclarece que o dia 30 será o último dia útil do ano nas instituições financeiras.

Dia 31

No último dia do ano, os bancos fecharão para realizar operações internas e fechamento de balanços. Não haverá atendimento ao público nas agências.

Contas de consumo

A FEBRABAN destaca que as contas de consumo (água, luz, telefone e TV a cabo, por exemplo) e os carnês que vencerem nas datas em que os bancos estiverem fechados poderão ser pagos no próximo dia útil (26/12 e 02/01) sem a incidência de multa. Normalmente, os tributos já estão com a data ajustada para o calendário de feriados (federais, estaduais e municipais).

Canais alternativos

A FEBRABAN também ressalta que a população pode utilizar os canais alternativos de atendimento para realizar operações bancárias, como caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking, banco por telefone e correspondentes (casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados).

O diretor-adjunto de operações da FEBRABAN, Walter Tadeu Pinto de Faria, lembra que, mesmo durante o feriado, os canais como internet banking e caixas eletrônicos funcionarão normalmente, facilitando, dessa forma, a vida do consumidor.

Fonte: O Tempo