O 26º Congresso Nacional dos Funcionários do Banco do Brasil tem início nesta sexta-feira (12), e vai até domingo (14). O encontro discutirá e aprovará a pauta específica de reivindicações para a Campanha Nacional dos Bancários 2015. Participarão do Congresso, no hotel Holiday Inn, no Anhembi, em São Paulo, 350 delegados, delegadas e observadores.
Para Wagner Nascimento, coordenador da Comissão de Empresa dos Funcionários do BB, que assessora a Contraf-CUT nas negociações com o banco, o Congresso é o principal fórum de debates sobre as demandas dos funcionários.
“Pelos debates feitos até agora, nos encontros regionais e assembleias, temos certeza que será um grande Congresso com muitas propostas e diretrizes para nossa luta em favor dos funcionários. Vamos nos organizar para garantir mais direitos, acabar com perseguições e práticas antissindicais, sem deixar de avançar nas conquistas,” ressalta Wagner.
A Comissão de Empresa dos Funcionários do BB está reunida nesta quinta-feira (11), na sede da Contraf-CUT, no centro de São Paulo, para fazer uma compilação das propostas das federações e sindicatos e organizar os trabalhos em grupo.
Programação
Sexta-feira -12 de junho
14h – Painel Internacional:
– Solidariedade de Classe: A organização dos Bancários dos Estados Unidos da América – Rita de Cassia Berlofa – Seeb SP, Mario Luiz Raia – Contraf/CUT, João Fukunaga – Seeb SP e Luciana A. Brandão Bagno – Seeb BH;
16h – Painel Internacional:
– Ação Internacional do Banco do Brasil e papel de Banco Público – Rede Sindical Banco do Brasil (representantes dos trabalhadores do Banco Patagônia, BB Paraguai e o Coordenador da Rede Sindical BB);
18h30 – Jantar
20h – Abertura Política do 26º Congresso dos Funcionários do Banco do Brasil
Sábado – 13 de junho
09h30 – Votação do regimento interno
10h – Análise de conjuntura
12h – Apresentação das teses
13h às 15h – Almoço
15 às 19h – Grupos
1-Remuneração e condições de trabalho;
2-Saúde e Previdência;
3-Organização do movimento;
4-Banco do Brasil e o SFN
19h –Jantar
21h –Confraternização dos Bancos Públicos
Domingo – 14 de junho
10h às 13h – Deliberações finais no plenário geral
13h às 15h – Almoço
Fonte: Contraf-CUT