Na última quarta-feira (23) uma notícia vinculada entre os usuários do whatsapp afirmava que a categoria bancária entraria a partir da próxima segunda-feira (28) em greve por tempo indeterminado.
Ontem (24), o presidente do Sindicato dos Bancários do Acre, Edmar Batistela, tratou explicou que a notícia é falsa. O dirigente explicou que os bancários estão num processo de negociação com a Fenaban, inclusive, com uma rodada de negociação marcada para manhã de hoje, 10h de Brasília, na cidade de São Paulo.
Batistela comentou ainda que somente após as negociações de hoje é que o Comando Nacional dos Bancários irá tirar as orientações da campanha, assim como agendar as datas das assembleias para a categoria analisar a proposta patronal.
– Quero deixar claro que não existe possibilidade de greve já a partir da próxima segunda-feira (28). Os sindicatos precisam, primeiramente, levar a proposta patronal para a avaliação da categoria em assembleias, algo que deverá ocorrer até o dia 30 de setembro, comentou o dirigente.
Os bancários estão em processo negociação com a Fenaban desde a metade do mês de agosto. No entanto, apenas hoje (25), na quinta rodada de negociação, os patrões prometem apresentar uma proposta global para as reivindicações da categoria.
Nas quatro rodadas anteriores de negociação foram tratados temas como: emprego, saúde e condições de trabalho, remuneração, segurança e igualdade de oportunidades, mas sem que houvesse avanços.
No calor dos debates, o movimento sindical bancária garante que não existe crise no setor bancários, pois os cinco maiores bancos tiveram mais de R$ 36 bilhões de lucro líquido no primeiro semestre, um aumento de 27% em relação ao mesmo período do ano passado.