Você está visualizando atualmente Retrospectiva 2015

Retrospectiva 2015

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícias

Janeiro

Funcionários usam preto e exigem manutenção da Caixa 100% pública
Funcionários da Caixa Econômica Federal, agência Bosque, usaram da criatividade para comemorar o aniversário de 154 anos da instituição, ocorrido em 12/01. Usando roupas da cor preta eles resolveram protestar para exigir que a instituição continue 100% pública. O presidente do Sindicato dos Bancários do Acre, Edmar Batistela, explicou que a Caixa tem papel importante no desenvolvimento econômico e social do país, principalmente na construção de projetos habitacionais direcionados às pessoas de baixa renda, assim como grandes obras de infraestrutura.

SEEB-AC no dia nacional de luta na Caixa

Trabalhadores realizam protesto pela manutenção de direitos na Caixa
Com discurso afinado contra a aprovação das Medidas Provisórias (MPs) 664 e 665, trabalhadores da Caixa Econômica de todo país foram às ruas dia 28/01, denominado Dia Nacional de Luta em Defesa dos Empregos e Direitos.
Em Rio Branco, trabalhadores estiveram reunidos desde às 7h da manhã na porta da Caixa Econômica Federal, agência Centro. Os dirigentes realizaram panfletagem para a população e um carro de som ficou à disposição do movimento. Trabalhadores, em protesto aos rumores de abertura do capital da empresa para o setor privado, estavam uniformizados com uma camisa de cor preta, onde trazia o seguinte slogan: “Caixa 100% pública”. Os funcionários ainda retardaram o atendimento aos clientes e usuários por uma hora.

 

Sindicato abre inscrições de chapaspara o triênio 2015/2018
O Sindicato dos Empregados em Estabelecimento Bancários do Acre abriu dia 22/01 o período de inscrições de chapas a concorrer à eleição de sua nova diretoria. A votação ocorreu no prazo de 60 dias após a divulgação do edital. Os registros para chapas foram até às 17h do dia 20/02. Segundo o atual presidente do Sindicato, Edmar Batistela Tonelly, o edital de eleição foi publicado dias 22, 23 e 25 de janeiro, nos jornais O Rio Branco e A Gazeta.

 

Fevereiro

 

Bancários voltam a protestar por uma Caixa 100% pública
Funcionários da Caixa Econômica Federal, agência Bosque, retardaram, por uma hora, a abertura da unidade no dia 05/02. O ato faz parte da campanha em defesa de uma Caixa 100% pública. Os dirigentes sindicais realizaram panfletagem aos clientes e usuários que aguardavam atendimento na unidade.
O presidente do Sindicato dos Bancários do Acre Edmar Batistela fez uso da palavra, assim como os diretores sindicais Irlan Ribeiro, Eudo Rafael, Jaime Terra e José Miller. Todos foram incisivos na defesa de uma Caixa 100% pública para atender bem os clientes e usuários da instituição, isso sem falar na política de manutenção do crédito habitacional.

 

SEEB-AC realiza assembleia para eleger presidente da comissão eleitoral
Os bancários realizaram assembleia geral extraordinária para a escolha de 01 (um) membro que compôs a Comissão Eleitoral responsável pela coordenação das eleições sindicais do Sindicato dos Bancários do Acre – triênio (2015/2018).
A assembleia ocorreu dia 20/02, no estacionamento do Sindicato dos Bancários do Acre, localizado na Rua Rio Grande do Sul, 69, centro de Rio Branco.

 

Sindicato cobra do Basa medidas de apoio aos bancários atingidos pelas enchentes

BASA ALAGADO
Em função do quadro calamitoso decorrente das enchentes em nosso Estado, que afetou milhares de famílias, entre as quais dezenas de bancárias e bancários, inclusive funcionários do Banco Amazônia, o Sindicato dos Bancários do Acre enviou na última semana do mês fevereiro documento ao presidente da instituição Valmir Pedro Rossi. O documento tratava a respeito de medidas assistenciais por parte da instituição para amparar trabalhadores que se encontravam em verdadeira situação de flagelo.

 

Março

 

Sindicato homenageia bancárias pelo Dia Internacional da Mulher
Elas já ocupam mais da metade dos empregos, mas ganham até 40% menos que os homens nas mesmas funções e
enfrentam enormes barreiras para ascensão na carreira. São nossas companheiras bancárias, guerreiras que enfrentam a
batalha no dia-a-dia nas unidades bancárias e encaram duplas e triplas jornadas de trabalho.
Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, o Sindicato dos Bancários do Acre esteve presente, no dia 9/3, nos
bancos da capital para distribuir o jornal especifico da Mulher e uma pequena lembrança padronizada da entidade para as bancárias. A lembrança também foi enviada as demais agências bancárias dos municípios acreanos.

 

Clima de terror continua na Caixa SR Acre!
Passam os dias, as semanas e os empregados da Caixa no Acre continuam surpreendidos com as mudanças abruptas
que ocorrem em todo o território acreano, sob o taco gerencial da SR Acre. Na primeira quinzena de março ocorreram
mais mudanças e nada foi informado ao sindicato ou ao corpo funcional. Colegas perderam funções, outros foram
transferidos e se afastaram da família. E nenhuma palavra é dada para, no mínimo, tentar justificar o injustificável.
Nas últimas semanas agência Bradesco Bosque está apresentando superlotação. O espaço físico da unidade e reduzido
para o número de clientes e usuários.

Abril

 

Bradesco promete melhorar o atendimento
Bastou um dia de paralisação e protesto na unidade do Bradesco, agência Bosque, para a diretoria da instituição buscar
a direção do Sindicato dos Bancários do Acre para negociar o fim do impasse. As negociações ocorreram na tarde do dia 10/4, na sala de reuniões do sindicato, onde o gerente regional do banco, Antonio Xavier de Andrade, conversou por mais de uma hora com os diretores do sindicato. O gerente garantiu que dois novos funcionários seriam lotados na unidade, a princípio.

BRADESCO FECHADO

Rosana Nascimento e Edmar Batistela são eleitos para direção da CUT/AC
Sessenta e cinco delegados de 20 sindicatos de todo o Estado do Acre elegeram, no começo da tarde do dia 24/4, a
nova direção executiva da Central Única dos Trabalhadores do Acre (CUT-AC). Para a gestão 2015/2019, a educadora Rosana Nascimento acabou reeleita ao cargo, em chapa única.

O novo vice-presidente da entidade a partir de agora será o bancário Sindicato Edmar Batistela Tonelly, presidente do Sindicato dos Bancários do Acre.

 

Ato público marca o Dia do Trabalho na capital Rio Branco
Um ato público na frente do Palácio Rio Branco, ocorrido no dia 30/04, reuniu sindicatos e movimentos sociais e antecipou a data alusiva ao 1º de maio. Lideranças sindicais dos bancários, urbanitários, correios, jornalistas e rurais fortaleceram a atividade puxado pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Acre (Sintesac) que deliberou que nesta data haveria um dia de paralisação por uma Educação de Qualidade, associado ao fortalecimento da data-base da categoria.
Os servidores reivindicam reposição salarial de 25%; correção dos percentuais na tabela de classes; Piso do magistério para o profissionalizado (Profuncionário); Equiparação salarial e carga horária de provisórios com efetivos; reenquadramento por tempo de contribuição, dentre outras pautas.
Os bancários por sua vez, voltaram a atacar aprovação do PL 4330, Projeto de Lei que legaliza em todos os setores a
terceirização no país.

 

Vereadores voltam a garantir fiscalização em filas dos bancos
No último dia do mês de abril, o vereador Manoel Marcos (PRB) voltou a apresentar nomes da Comissão Fiscalizadora das Agências Bancárias de Rio Branco. O objetivo é fazer cumprir o tempo de espera em dias normais e dias de pagamento municipal, estadual e federal. A fiscalização deveria acontecer desde o ano passado, mas a atuação da Comissão não saiu do papel.
O vereador Manoel Marcos vai presidir a comissão que tem o vereador Raimundo Vaz como integrante.

 

Maio

Sindicato dos Bancários/AC inicia eleições de delegados sindicais
No mês de maio iniciou as eleições para a escolha de delegados sindicais da base dos municípios acreanos. O processo
eleitoral começou no dia 5/5, quando a diretoria do Sindicato dos Bancários do Acre esteve realizando dentro da unidade do Banco da Amazônia, de Rio Branco, o processo eleitoral. Um dia depois o pleito foi realizado na agência Metro. Na mesma semana ocorreu a escolha dos delegados nas unidades do Banco do Brasil, de Rio Branco.
Uma semana depois, o presidente Edmar Batistela e os diretores Edvaldo Almeida (Neném) e Nilton Ademir realizam
a escolha de delegados do Alto Acre. De acordo com Batistela, às eleições foram realizadas nos municípios onde existiam unidades bancárias e foram encerradas no início de junho, no Vale do Juruá.
Itaú Unibanco precisa contratar na capital Rio Branco
No primeiro bimestre deste ano, o Itaú Unibanco perdeu dois postos de trabalho nas unidades de Rio Branco. O atendimento que em dias de pico causava transtornos aos clientes e usuários piorou e, mesmo assim, as duas vagas não foram preenchidas até o momento, apesar da direção local já ter solicitado da superintendência regional a reposição das duas vagas.
Outro ponto que não pode passar em branco é o fato da agência Estação hoje contar com apenas quatro funcionários.
A unidade foi inaugurada em 2011 e era composta por seis funcionários. Ou seja, perdeu 33,33% do quadro funcional, assim prejudicando um melhor atendimento ao público.

 

Gestora da Caixa causa terror dentro da agência Rio Branco
No mundo moderno de hoje é comum na figura do líder aspecto de entusiasmo, coletivismo e irmandade, entre outros,
mas na unidade da Caixa/Rio Branco esses aspectos passam bem longe da postura da gestora. No mês de maio, Sindicato recebeu denúncias de inabilidade e falta de respeito de uma gestora para coordenar seus colaboradores, assim causando conflitos constantes dentro do local de trabalho.
Na unidade, ecos de perseguição, humilhação e prática de assédio moral rolam escada abaixo, atravessam a porta da
instituição e chegam à mesa do Sindicato. As vítimas principais da falta de habilidade, senso de coletivismo e respeito da gestora são os representantes dos trabalhadores. O diretor sindical Irlan Sandra é prova viva dessa postura ‘militar’ de gestão, onde diariamente sofre constantes ameaças de descomissionamento (caixa).

 

Sindicato dos Bancários firma parceria com AABB
Os bancários dos bancos privados, Banco da Amazônia e Caixa Econômica ganharam mais uma opção de lazer. Numa
negociação ocorrida nesta semana, entre Sindicato e Associação Atlética Banco do Brasil (AABB-Rio Branco), ficou estabelecido que esses profissionais lotados nestas instituições não pagarão taxa de adesão (jóia) caso queiram se associar ao clube bancário. O acordo diz ainda que a promoção será válida somente aos bancários filiados ao Sindicato dos Bancários.
Após cheia, Sindicato visita unidade do Basa de Brasiléia
No mês de abril, o Sindicato dos Bancários do Acre, preocupado com a situação vivida pelos bancários da agência do
Banco da Amazônia, na cidade de Brasiléia, após a cheia histórica do rio Acre, visitou a unidade bancária para averiguar
as instalações do prédio.
De acordo com o presidente do Sindicato, Edmar Batistela, a preocupação era com as condições atuais das instalações
da agência. O dirigente visitou a unidade e mostrou, a época, preocupação com a possibilidade de transmissão de doenças após a enchente. O departamento jurídico do Sindicato foi acionado.

 

Caixa volta a descomissionar dirigente sindical no Acre
No dia 12/05, o Sindicato dos Bancários do Acre, denunciou publicamente e, ao mesmo tempo, protestou contra o descomissionamento do dirigente sindical Irlan Ribeiro, lotado nesta agência da Caixa/Rio Branco, após o mesmo denunciar no jornal O Manifesto Bancário, boletim informativo da categoria, prática de assédio moral por parte da gestão da unidade.
O Sindicato lembrou que neste ano, além de Irlan Ribeiro, outro diretor sindical da Caixa acabou descomissionado. Trata-se diretor de formação sindical Eudo Rafael. O Sindicato já entrou com ação na Justiça pedindo a devolução da comissão ao bancário, assim como pagamento retroativo da mesma, perdida em fevereiro.

 

Sindicato realiza eleições de delegados sindicais na Caixa
A escolha de delegados sindicais da Caixa Econômica Federal, bancários da agência Rio Branco, ocorreu dia 18/05.
Irlan Sandra Ribeiro foi eleito para o posto e Suziane Lima a suplência da função. No 19/05, houve a escolha do delegado sindical na agência 3706, localizada no município de Senador Guiomard.
O bancário Josué Alves Correia foi reeleito por unanimidade para o cargo. No mesmo dia, na unidade da Justiça
Federal, Halyane Ramos foi eleita delegada sindical e Mariliza Folador suplente.
No mês de maio foram realizadas as eleições para escolha dos delegados das agências de Assis Brasil, GIDUR, Superintendência, Aquiri, Estação experimental, Brasiléia, Bujari, Porto Acre (Vila do V), Tarauacá, Feijó, Sena Madureira, Manoel Urbano, Cruzeiro do Sul e GIRED.
Funcionários elaboram propostas para 26° congresso do BB
No dia 28/05, o Sindicato dos Bancários do Acre realizou, no 3º andar das Livrarias Paim, o 26° Congresso Estadual dos
Funcionários do Banco do Brasil, onde elegeu o delegado local para participar do 26° Congresso Nacional dos Empregados do Banco do Brasil.
O evento contou com a participação de quase 20 bancários que, juntos, elaboraram propostas a serem encaminhadas
ao congresso nacional, entre elas: PCCS, Jornada de 6 horas a todos os comissionados, Incorporação automática
de vantagens a cada 10 anos de função, auxílio educação para os filhos a partir dos 7 anos de idade, Auxílio alimentação e refeição de R$ 788,00 e ainda a volta das substituições dos cargos comissionados.
De acordo com o vice-presidente do SEEB- AC, Edvaldo Almeida (Neném), o evento foi de grande importância para
contribuição da pauta de reivindicações dos trabalhadores.
31° Congresso Estadual dos Empregados da Caixa elege delegados
Na busca de mobilizar os economiários para a próxima Campanha Salarial, ocorreu 29/5, no 3º andar das Livrarias
Paim, 31° Congresso Estadual dos Empregados da Caixa Econômica Federal. Os temas abordados pelos presentes foram
condições de trabalho, saúde, segurança, aposentadoria, Isonomia, Caixa 100% pública, terceirização entre outros.
Logo após a discussão houve a escolha de delegados para o 31° Congresso Nacional dos Empregados da Caixa Econômica Federal, evento programado para o período de 12 a 14 de junho, em São Paulo – Hotel Holiday Inn Parque Anhembi. Irlan Ribeiro e Eudo Rafael foram eleitos para representar os funcionários da ativa, enquanto Elmira Farias foi escolhida para representar os aposentados.

 

Junho

 

Bancários do BB do Acre começam a receber ação do vale-transporte
Os empregados do Banco do Brasil tiveram no mês junho uma ótima notícia. Uma ação trabalhista movida pelo Sindicato dos Bancários do Acre obteve parecer favorável no Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Regional.
De acordo com o vice-presidente do Sindicato dos Bancários do Acre, Edvaldo Almeida (Neném), o objeto da ação é
referente aos valores descontados a maior pelo Empregador (banco), a título de vale-transporte. Neném explicou ainda que a ação foi movida pelo Sindicato dos Bancários do Acre no ano de 2007 e contemplou quase 200 trabalhadores.

 

Clima de terror permanece na SR da Caixa
Não bastassem as pressões por metas abusivas, o clima de terror aumenta a cada dia na SR da Caixa no Acre, DESCOMISSIONAMENTOS, AMEAÇAS, TRANSFERÊNCIA, entre outros desmandos da Superintendência. Nos últimos meses aumentou o número de reclamações em todas as unidades/agência, bem como em todos os departamentos. Os empregados das agências Rio Branco, Aquiri e Estação, não aguentam mais os desmandos e pressão que vem sofrendo da SR.
Sindicato faz mobilização a favor do emprego no HSBC
O Sindicato dos Bancários do Acre fez protesto na agência do HSBC da capital Rio Branco na manhã do dia 30/06. O objetivo da visita era orientar e informar os funcionários sobre as mobilizações que estão ocorrendo em todo país, em
decorrência da venda do banco. Com apenas uma unidade no território acreano, o banco emprega 14 funcionários, todos hoje apreensivo com a possibilidade da perda do seu posto de trabalho.

 

Caixa descomissiona empregados na unidade de Sena Madureira
A onda de descomissionamento na Caixa Econômica continua a todo vapor. Nas primeiras horas do dia 26/06 o Sindicato dos Bancários do Acre recebeu denúncia sobre descomissionamento de quatro funcionários da unidade de
Sena Madureira.
Na busca de amenizar o clima de terror instalado na unidade, diretores do Sindicato, representados pelo presidente
Edmar Batistela, assim como o vice Edvaldo Almeida (Neném) e Nilton Ademir estiveram na unidade. Sem clima para o funcionamento, os dirigentes sindicais fecharam a agência para clientes e usuários.

 

Junho

 

SEEB-AC realiza dia Nacional de Luta por Valorização do funcionário do Bradesco
Em busca de melhorias de condições de trabalho no Bradesco, a FETEC/CUT-CN, CONTRAF-CUT e Sindicatos realizou, na
manhã do dia 06/07, o Dia Nacional de Luta pela Valorização do Funcionário do Bradesco. O movimento tinha como objetivo pressionar o banco.
O Sindicato dos Bancários do Acre representado pelo presidente em exercício Edvaldo Almeida (Neném), os diretores César Diniz, Marcos Nogueira e Ezequiel Drummond realizaram a entrega do Jornal do Cliente Bradesco. O informativo
explica aos clientes os motivos das reivindicações dos funcionários do referido banco.

 

Agosto

 

Caixa é condenada no Acre a devolver função de dirigente sindical
Boa notícia. No início de agosto, o juiz Edson Carvalho Barros Júnior, do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, determinou que a Caixa Econômica Federal voltasse a pagar a comissão de função de tesoureiro ao funcionário Eudo Raffael Lima da Silva, lotado na agência Aquiry, assim como o pagamento de R$20.000,00 (vinte mil reais) ao reclamado por danos morais.
Eudo Raffael foi afastado do cargo durante o processo eleitoral para a escolha da nova diretoria do Sindicato dos Bancários do Acre. O sindicalista pediu formalmente dois dias de folga na unidade para realizar campanha no município de Cruzeiro do Sul (AC), mas o pedido de liberação acabou negado pelo gestor.
O dirigente não desistiu das suas convicções políticas sindicais e viajou ao Vale do Juruá em campanha eleitoral para visitar os colegas de trabalho e pedir voto para sua chapa. O juiz entendeu que o reclamante exerceu legitimamente
o direito de resistência, faltando ao trabalho por dois dias, mas o fazendo com a finalidade do livre exercício do direito
de se fazer representante sindical.

 

Bancários reivindicam 16%, garantia de emprego e o fim das terceirizações
Com data-base no mês de setembro, os bancários deram na última semana de julho, na cidade de São Paulo, o
pontapé inicial da campanha salarial 2015, quando aprovaram, durante a 17ª Conferência Nacional dos Bancários, a
estratégia, o calendário de negociação e a pauta de reivindicações deste ano.
Reunidos no Hotel Holiday Inn Parque Anhembi, 667 delegados, sendo 219 mulheres e 448 homens, além de 42 observadores construíram a pauta de reivindicações deste ano. O evento contou com a participação de três delegados acreanos: Edmar Batistela, Edvaldo Almeida (Neném) e Eudo Rafael, todos da direção do Sindicato dos Bancários do Acre (SEEB-AC).
De acordo com Edmar Batistela, presidente do SEEB-AC, a campanha deste ano terá como eixos centrais reajuste de
16%, valorização do piso salarial no valor do salário mínimo calculado pelo Dieese (R$ 3299,66 em junho), PLR de três salários mais R$ 7.246,82, defesa do emprego, combate às metas abusivas e ao assédio moral e fim da terceirização.

 

Sindicalista tem gratificação de Caixa devolvida pela Justiça
Na data que se comemora o início da Revolução Acreana (6/8), o Sindicato dos Bancários do Acre recebeu a notícia da
concessão de uma liminar da Justiça do Trabalho, proferida pelo juiz trabalhista Edson Carvalho Barros Júnior, em favor
do diretor sindical Irlan Ribeiro, onde determinou que a Caixa Econômica reconduzisse o reclamante (Irlan) imediatamente à função de caixa, posto que exercia anteriormente, assim como o pagamento de vencimentos retroativos.
Irlan Ribeiro foi afastado da função de caixa da unidade Rio Branco após sair em defesa dos empregados da Caixa, ao discordar da postura da gestão. O afastamento ocorreu dois meses após as eleições para a diretoria do Sindicato dos Bancários do Acre.

 

Com humor, os sindicalistas promoveram a “Cachorrada dos Banqueiros”
O Sindicato dos Bancários do Acre lançou na manhã do dia 14/8, na Praça Povos da Floresta, a Campanha Salarial deste
ano. Na presença de bancários, clientes e usuários, o presidente Edmar Batistela transmitiu a mensagem da campanha
“Exploração não tem perdão”.
De acordo com Batistela, o slogan da campanha falava da realidade vivida pela categoria, onde o bancário é explorado
a produzir metas abusivas e a praticar carga horaria desumana, ocasionando o adoecimento da categoria, isso tudo com
salários defasados para o mercado.
O ato de lançamento ocorreu antes da abertura das unidades bancárias com a presença de dezenas de bancários. Com humor, os sindicalistas promoveram a “Cachorrada dos Banqueiros”, com distribuição de cachorro-quente e pirulitos, além de um panfleto explicativo das reivindicações da categoria.

Cachorrada dos Banqueiros

 

Sindicato realiza O Dia Nacional de Luta por Contratação Urgente na Caixa
O Dia Nacional de Luta por Contratação Urgente na Caixa Econômica ocorreu dia 06/08. Na capital acreana, o ato teve início pela unidade Rio Branco, mas se estendeu por outras agências. Os sindicalistas abordaram os clientes, empregados e distribuíram panfletos, além de fixar cartazes e faixas nas fachadas das unidades da Caixa para alertar da importância de mais contratações na empresa e, assim, facilitar o atendimento ao público e ainda amenizando
a carga horária de trabalho dos empregados.
Com mais esse dia de protesto e mobilização, a expectativa é que a Caixa firme esse compromisso em prol dos trabalhadores que lá estão e de toda a sociedade que será beneficiada com um melhor atendimento.

 

Em Rio Branco, banco é condenado por deixar cliente esperando na fila
A 2º Turma Recursal dos Juizados Especiais Cíveis da Comarca de Rio Branco negou provimento à apelação n.º
0014792-51.2014.8.01.0070, interposta pelo Banco do Brasil S.A., mantendo, assim a condenação da empresa ao pagamento de R$ 3 mil, a título de indenização por danos morais, ao cliente Diogo de Souza Pereira, em razão de espera prolongada na fila do banco.

 

Novo Superintendente do Banco do Brasil faz visita ao Sindicato
Gestão com bom humor e coerência é a meta do novo superintendente do Banco do Brasil, Toninho Soares. Na manhã
do dia 20/8, o superintendente se reuniu com a diretoria do Sindicato dos Bancários do Acre para conhecer a direção e
fortalecer a parceria entre as instituições para que haja uma gestão conjunta.

Para o superintendente, é importante que o banco e o sindicato busquem juntos por um ambiente melhor de trabalho para os bancários. Toninho Soares também falou que a nova gestão busca trabalhar com bom humor. A meta é que os bancários possam trazer resultados em um ambiente feliz.

De acordo com o vice-presidente do Sindicato dos Bancários, Edvaldo Almeida (Neném), o Banco do Brasil sempre foi uma referência de apoio ao sindicato e
aos bancários.
Sindicato promove café da manhã em comemoração ao Dia do Bancário

CAFÁ DA MANHÃ BANCÁRIOS_AC_2015 (83)
O Sindicato dos Bancários do Acre ofereceu, na manhã do dia 28/08, na capital Rio Branco, um café da manhã em comemoração ao Dia do Bancário. O evento ocorreu no salão de festas do Hotel Pinheiro. Em confraternização nesta data, os bancários também puderam participar do sorteio de dois rodízios para casal (no Restaurante Inácio), três tablets e uma bicicleta, oferecida pela loja Gazin.
Para o presidente do Sindicato dos Bancários, Edmar Batistela, esse momento de descontração e confraternização, é
uma forma de relembrar a importância do bancário e também da data em homenagem à categoria. Na ocasião também foi reforçada a Campanha Salarial 2015, que tinha como slogan “Exploração tem perdão”, e reivindica por reajuste salarial de 16%; garantia de emprego e ampliação das contratações; fim das metas abusivas e assédio moral; melhores medidas de segurança; combate à terceirização, entre outros.

 

Setembro

 

Dia do Bancário é comemorado com churrasco em Feijó
Dia de confraternização para os bancários de Feijó e Tarauacá. O Sindicato dos Bancários do Acre ofereceu, em uma
chácara em Feijó, no dia 06/9, um churrasco em comemoração ao Dia do Bancário. Cerca de 80 pessoas, entre bancários
e familiares, festejaram data alusiva ao dia nacional da categoria com um almoço e música ao vivo.
Apesar do pouco recurso financeiro, o sindicato tenta contemplar a todos os bancários do Acre. A organização também contou com a ajuda do gerente geral do Banco do Brasil de Feijó, Vanderley Medina, que arrecadou recursos através
de patrocínio, tornando possível a realização do evento.
De acordo com o vice-presidente do Sindicato dos Bancários, Edvaldo Almeida (Neném), a intenção do sindicato é realizar a comemoração do Dia do Bancário nos dois municípios no próximo ano.

 

Sindicato visita municípios para mobilizar Campanha Salarial 2015
O Sindicato dos Bancários Acre percorreu os municípios com o intuito de mobilizar os bancários e passar os informes
da Campanha Salarial 2015. No dia 16/09, a diretoria visitou os municípios Plácido de Castro e Sena Madureira e, um dia
depois, visitam Brasileia e Epitaciolândia.
A Campanha Salarial deste ano, com o tema “Exploração não tem perdão”, reivindicava por reajuste salarial de
16%, fim das metas abusivas, fim do assédio moral, garantia de emprego, ampliação das contratações, igualdade de
oportunidade, melhores medidas de segurança nas agências, dentre outros.

 

Bancários protestam por mais empregados na Caixa
Uma nova mobilização por mais empregados na Caixa Econômica ocorreu dia 18/09. Na capital Rio Branco (AC), os bancários cedo fizeram um ato de protesto na unidade do bairro comercial da Estação Experimental. Os manifestantes usaram faixas, cartazes e camisetas da campanha ‘Mais Empregados para a Caixa, Mais Caixa para o Brasil’ e retardaram a abertura na unidade em uma hora.
A Caixa já havia atingindo a marca de 101 mil empregados, e a expectativa é que chegaria ao total de 103 mil. Na
prática, ocorreu o contrário. No dia 30 de junho, a empresa informou no Diário Oficial da União que o seu quadro de pessoal era de 97.975 providos.

 

Outubro

Bancários acreanos aprovam greve
Em resposta a proposta de reajuste salarial de 5,5% apresentada pela Fenaban na semana passada, assim como o silêncio dos bancos oficiais, os bancários acreanos aprovaram na tarde do 1º de outubro, em assembleia ocorrida na Praça Povos da Floresta, greve por tempo indeterminado a partir da próxima terça-feira (6).
A assembleia contou com a participação de quase 100 bancários de bancos públicos e privados que, além de rejeitar
por unanimidade a proposta patronal, aprovaram o indicativo de greve.

 

Greve dos bancários atinge 86% das agências do Acre no primeiro dia
Exploração não tem perdão! Os bancários do Acre, também insatisfeitos com as propostas apresentadas pela Fenaban
nas rodadas de negociações, entraram em greve nesta terça-feira (06). Bancos públicos e privados amanheceram de
portas fechadas, e os bancários se mantiveram reunidos em frente às agências.
No Estado, das 57 agências, 49 aderiram à greve (86%). Em Rio Branco, mais de 90% das agências estão paralisadas.
A tendência é que até o final de semana 100% da categoria esteja mobilizada.
Na avaliação do vice-presidente do Sindicato, Neném, a adesão à greve por parte dos bancários não foi uma surpresa.
“Em virtude do trabalho que o sindicato vem fazendo, pra mim não foi nenhuma surpresa. A confiança que os bancários
vêm depositando no Sindicato e o esclarecimento que estamos fazendo com a categoria, fez com que uma excelente a
quantidade de agências e bancários aderissem à greve. Isso demonstra que a categoria está totalmente unida em busca
de um objetivo comum, que são as reivindicações.” disse.

 

Greve nacional dos bancários é destaque na mídia acreana
Durante a greve nacional dos bancários, os meios de comunicação da capital Rio Branco abriram espaço para a divulgação da paralisação em suas emissoras. O presidente do Sindicato dos Bancários, Edmar Batistela, acompanhado do vice-presidente, Neném, estiveram na manhã do dia 08/09 na TV Rio Branco, onde participaram do programa ‘Boa Noite Rio Branco’, apresentado pelo jornalista Antônio Muniz.
Incentivados pelo Sindicato, programas de televisão e rádio, sites e jornais impressos locais têm noticiado diariamente
a greve da categoria. Na avaliação de Batistela, esse apoio da mídia é importante para que à população tome  conhecimento das reivindicações da categoria.

 

No Acre, clientes apoiam a greve nacional dos bancários
A movimentação nas agências bancárias nos quatro dias da greve nacional da categoria foi intensa. Mesmo com a paralisação das unidades, clientes e usuários ainda tem a opção do atendimento eletrônico para saques, depósitos, transferências, pagamentos, entre outros.

Nas dezenas de unidades bancárias, a população tem se mostrado a favor da greve e das reivindicações para melhoria nos serviços e atendimentos. “Eu acho que a greve dos bancários é justa, pois os funcionários
precisam de melhores condições de trabalho. Acredito que com alta lucratividade dos bancos, é possível, sim, pagar
melhores salários, contratar mais pessoas e oferecer um ambiente de trabalho melhor. Claro que a população fica prejudicada, mas precisamos entender e ter um pouco de paciência, em apoio à mobilização”, comentou o gráfico Ítalo Souza.
Para o aposentado Nivaldo Soares, é uma vergonha os funcionários precisarem fazer greve para terem as suas reivindicações atendidas. “A greve atrapalha o atendimento, os negócios, a vida dos empresários, mas, por outro, lado a reivindicação dos bancários é justa. Os banqueiros só querem ganhar e só dão o reajuste se os funcionários fizerem greve. É uma vergonha os trabalhadores precisarem fazer greve, mas como não são atendidos, é justo.”, apoia.

 

Bradesco de Cruzeiro do Sul adere à greve pela primeira vez na história
A paralisação dos bancários prosseguiu com força total no oitavo dia de paralisação (13/10). Pela primeira vez na
história das Greves dos Bancários, a agência do Bradesco em Cruzeiro do Sul aderiu à paralisação. O fato inédito se deu graças ao empenho da diretora municipal de Cruzeiro do Sul, Pâmela Natacha, do diretor da AEBA, Jerson Batista e do delgado sindical, Udisson França, que buscaram, por meio do sindicato, uma maneira da agência do Juruá aderir a paralisação.
Para Batistela, a categoria está cada vez mais forte e unida e continuará mobilizada até que uma proposta decente
seja apresentada. ”Nós queremos mostrar a insatisfação e o descontentamento da categoria com as propostas apresentadas pelos banqueiros. Cada vez mais bancários estão aderindo à greve e reforçando o movimento. Vamos continuar mobilizados, até que os banqueiros voltem à mesa de negociação com uma proposta decente para a categoria.” reforça.

 

Greve bancária já é a maior das duas últimas décadas
Onze dias de greve e nenhuma nova proposta. Porém, o silêncio da Fenaban gerou revolta e a greve da categoria já
é a maior dos últimos 20 anos. A paralisação nacional segue firme em todo país e já registra adesão em 50% das unidades em todo o Brasil, com mais de 11.800 agências fechadas.
No Acre, a segunda semana de paralisação encerrou com o total de 53 agências paralisadas. Mais de 90% das agências
de Rio Branco fechada por tempo indeterminado.

 

Bancários participam de audiência pública na Aleac
Com o plenário superlotado da galeria da Assembleia Legislativa do Estado (Aleac), ocorreu na tarde do dia 23/10, audiência pública presidida pelo senador Paulo Paim (PT-RS) para discutir as consequências do Projeto de Lei da Câmara 30 (PLC-30). O projeto já tramita no Senado Federal e, caso seja aprovado, vai institucionalizar a terceirização total e irrestrita do trabalho no país.
Na galeria da Aleac, bancários, professores, eletricitários e trabalhadores de diversas categorias, muitos deles de empresas terceirizadas, se espremiam para não perder as explicações contrárias à aprovação do Projeto Lei, ora feita pelo senador Paulo Paim, ora complementada por lideranças sindicais.
O presidente do Sindicato dos Bancários do Acre, Edmar Batistela, foi à tribuna e fez uso da voz para contrapor a ideia
do projeto que legaliza a precarização do trabalho no país. O dirigente reafirmou o pensamento dos movimentos sociais
ao declarar que de forma alguma um projeto que prejudica a classe trabalhadora possa ser aprovado no Senado Federal.

 

Funcionários do BB e Privados retornaram ao trabalho hoje
Bancários do Banco do Brasil e dos privados Itaú, Santander, HSBC e Bradesco optaram por acabar com a greve e
retornaram ao trabalho dia 27/10, no Acre. Eles aceitaram reajuste de 10%, após 21 dias completados de manifestação.
Os funcionários da Caixa Econômica Federal e Banco da Amazônia, no entanto, vão permaneceram paralisados.
Durante a paralisação, mais de 12 mil das 22.975 agências instaladas no país chegaram a fechar as portas para o público.

 

Bancários da Caixa e do Banco da Amazônia voltam ao trabalho dia 28/10
Após a decisão dos bancos particulares e do Banco do Brasil de terminar a greve ontem, funcionários da Caixa Econômica Federal e do Banco da Amazônia também retornaram aos trabalhos ontem, após 22 dias.
De acordo com o Sindicato dos Bancários do Acre, três propostas foram postas na mesa de negociação no estado: a
de aprovação pelo fim do movimento, a de abstenção e a de rejeição, ou seja, pela continuidade do movimento.
Venceu, por maioria dos votos, a proposta de abstenção. Oque para a categoria significa um ato de protesto, já que
não se optou pela aprovação nem pela rejeição.

A proposta da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que começará a valer, é de um reajuste salarial de 10%, aumento de 14% no ticket, vale refeição e ainda 10% a mais na Participação de Lucros e Resultado (PLR) de 2014, previsto para esse ano.

 

Novembro

SEEB/AC comemora o Dia do Bancário em Cruzeiro do Sul
Noite de comemoração para os bancários de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima e Rodrigues Alves. O Sindicato dos Bancários
do Acre ofereceu um jantar ainda alusivo às festividades do Dia do Bancário, no dia 20/12, em Cruzeiro do Sul. Vale
ressaltar que a data alusiva à categoria é celebrada no dia 28 de agosto, mas as festividades acabaram transferidas devido o empenho da diretoria na organização da Campanha Salarial 2015.
A diretoria do Sindicato também visitou nos dias 18,19, 20 e 21 de novembro, as bases sindicais dos municípios Manoel
Urbano, Feijó e Tarauacá, com o intuito de avaliar os resultados da Campanha Salarial 2015, buscar novas filiações e agradecer aos bancários que participaram da Campanha Salarial 2015.

12277138_898555796880880_386001937_n

Dezembro

Projeto de lei prevê feriado do Dia do Bancário na capital acreana
A data alusiva ao Dia do Bancário, 28 de agosto, pode se tornar feriado na capital acreana. O projeto de lei foi idealizado
pelo vice-presidente do Sindicato dos Bancários do Acre, Edvaldo Almeida, o Neném, e apresentado na manhã de ontem
(15), na Câmara Municipal de Rio Branco, pelo vereador Fernando Martins (PC do B). O projeto agora irá passar pela
comissão de constituição e justiça da casa e, posteriormente, será levada a votação em data ainda indefinida.
Com a casa tomada por vários bancários e estudantes, o vereador Fernando Martins subiu a tribuna e falou da satisfação
de apresentar o projeto. Martins ainda fez um histórico da luta dos bancários acreanos e, logo em seguida, leu para
os demais colegas de parlamento o PL que reivindica feriado bancário na data alusiva à categoria na capital, Rio Branco.
Convidado a usar a tribuna, Neném falou da alegria e da dedicação para construir o projeto ao lado do vereador Fernando Martins.

 

O sindicalista, durante cinco minutos, tentou sensibilizar os parlamentares da importância da aprovação do projeto. O dirigente falou ainda dos problemas de saúde enfrentados pelos colegas de trabalho, isso motivado pela pressão por metas abusivas, associado ao assédio moral. “Nossa categoria recebe hoje grande pressão por parte dos banqueiros, que cobram dos bancários metas abusivas. Nossa categoria também enfrenta péssimas condições de trabalho e boa parte dela passa por problemas psicológicos, assim precisando tomar remédios tarja preta. Portanto, a aprovação do projeto representará, para nós, bancários, o reconhecimento do trabalho de uma categoria que é bastante sacrificada,”. Por fim, Neném explicou que a ideia será trabalhar para que o projeto seja aprovado também na Assembleia Legislativa
do Estado do Acre (Aleac).
No plenário, o presidente do Sindicato dos Bancários, Edmar Batistela, falou sobre a história de luta dos bancários e as dificuldades enfrentadas diariamente pela categoria. “A categoria bancária é muito sofrida. Há excesso de carga horária de trabalho, de metas abusivas e de péssimas condições de trabalho. A aprovação desse projeto é importante para que, pelo menos uma vez ao ano, tenhamos um dia dedicado ao bancário,” disse.
Outro a falar pela categoria foi o diretor de imprensa, jornalista Manoel Façanha. Segundo ele, a Câmara Municipal
de Rio Branco sempre apoiou os projetos elaborados pelos bancários e seus representantes, assim confiando na aprovação do PL e na sua homologação por parte do prefeito Marcus Alexandre (PT).