O governo do Estado divulgou o calendário dos feriados e pontos facultativos para o ano de 2017. Ao todo, durante 22 dias no ano o funcionalismo público acreano poderá tirar uma folga de suas atividades. Destes 22 dias, oito estão marcados para ocorrer em uma segunda ou sexta-feira, sendo caracterizados como “feriadões”, quando são unidos ao fim de semana.
O mês de janeiro é o que contém mais dias sem trabalho (3). O dia internacional da mulher (8 de março) e o Dia da Amazônia (5 de setembro), mesmo caindo no meio da semana, foram adiados para a sexta-feira. Do total, nove são datas nacionais, sete são de ponto facultativo e seis são feriados estaduais. Além disso, um terço (sete datas) têm relação com a Fé ou estão relacionados a grupos religiosos.
Os Secretários de Estado e dos demais setores da Administração Pública poderão convocar os servidores para expediente normal por necessidade de serviço, nos dias declarados como ponto facultativo sem compensação.
O atendimento dos serviços públicos essenciais deverá ser garantido por escalas de serviço ou plantão. Além disso, na data de aniversário de cada um dos municípios do Estado e que for considerada feriado municipal, os órgãos estaduais também podem parar as atividades.
Fonte: Regis Paiva/ContilNet