A Federação dos Bancários do Centro Norte (Fetec-CUT/CN), fundada em 19 de janeiro de 1990, realiza seu 10º Congresso entre esta segunda-feira 17 de abril e a quarta-feira 19, em Cuiabá. Entre outros temas, terá na pauta a discussão da conjuntura nacional, o balanço da gestão, a organização da categoria bancária na região e a aprovação de um plano de lutas para o próximo período. O 10º Confetec-CUT/CN, que também elegerá a nova direção da Federação, será realizado no Auditório do Paiaguas Palace Hotel, na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 1.718, Bairro Bosque da Saúde, Cuiabá/MT.
“Nosso Congresso acontece numa conjuntura política e econômica extremamente difícil, onde um governo ilegítimo e um Congresso Nacional dominados por acusações de corrupção, para atender a agenda do grande capital estão destruindo programas sociais e direitos trabalhistas duramente conquistados em décadas e décadas de luta”, afirma José Avelino, presidente da Fetec-CUT/CN.
“Temos desafios imensos pela frente, principalmente o de aprimorar a organização dos bancários e de nos unirmos a outras categorias profissionais para intensificar a mobilização no enfrentamento a esses ataques e em defesa dos direitos da classe trabalhadora. A tarefa mais imediata é jogar todos os nossos esforços para fazermos uma grande greve geral no dia 28 de abril, convocada pelas centrais sindicais”, acrescenta Avelino.
Para enriquecer os debates do 10º Confetec-CUT/CN, a Federação preparou um caderno de subsídios, com análise da conjuntura e informações sobre os principais temas que preocupam a categoria bancária. O documento, que foi enviado a todos os sindicatos, traz um panorama do sistema financeiro nacional, as mudanças rápidas que ocorrem no setor em razão da introdução de novas tecnologias, o que afeta o emprego, além de muitos dados sobre saúde do trabalhador e condições de trabalho, segurança bancária, as campanhas nacionais do último período e as conquistas da categoria, o papel dos bancos públicos e a luta dos bancários por igualdade de oportunidades.
Programação do 10º Confetec-CUT/CN
Dia 17 de abril
13h – Início do credenciamento.
14h00 – Análise de conjuntura nacional e internacional. Palestrantes:
Ságuas Moraes, deputado federal por MT.
Altamiro Borges, coordenador do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão Itararé e editor do Blog do Miro.
Gilmar Soares Ferreira, professor e secretário de Assuntos Educacionais da Confederação Nacional da Trabalhadores em Educação (CNTE).
Representante CUT Nacional
17h30 – Encerramento do credenciamento primeiro dia.
19h30 – Abertura solene do 10º Congresso
Dia 18
8h30 – Reinício do credenciamento.
9h30 – Aprovação do Regimento Interno do 10º Congresso.
10h30 – Alteração do Estatuto.
12h00 – Término do prazo do credenciamento dos delegados e delegadas.
12h05 às 12h30 – Prazo para credenciamento dos suplentes.
12h30 – Almoço.
13h30 – Balanço da gestão.
14h30 – Apresentação do caderno do texto de tese.
1530 – Plano de ação.
18h00 – Encerramento do prazo para apresentar as moções.
18h00 – Encerramento segundo dia.
Dia 19
9h00 – Aprovação das propostas do plano de ação.
10h30 – Eleição e posse do sistema diretivo.
12h00 – Encerramento com almoço.
Fonte: Fetec-CUT/CN