A consulta nacional dos bancários, realizada durante as últimas semanas pelo Sindicato dos Bancários do Acre e orientada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Ramo Financeiro (CONTRAF-CUT), apontou que os bancários acreanos querem aumento real de salário. O índice reivindicado por 69,07% varia de 5,1% a 10%. Outros 29,93% da categoria querem reajuste salarial acima de 10%.
Foram ouvidos na consulta 304 bancários, sendo que as funções de técnico bancário (44,74%) e caixa (17,77%) predominaram, seguido da função de assistente. 87,50%% são filiados ao Sindicato e 59,22 % é do sexo masculino. A pesquisa aponta ainda que 72% têm menos de 10 anos de banco (49% menos de 5 anos de tempo de serviço).
Assim como nos últimos anos, o combate ao assédio moral e o fim das metas abusivas foram pontos que chamaram atenção dos consultados. O item fim do assédio moral dentro das agências foi apontado por 206 dos consultados (67%) como prioridade nesta Campanha Salarial. Numa comparação em relação ao ano passado esse item apresentou crescimento de 11%. Enquanto o combate ao fim das metas abusivas foi apontado por 192 dos entrevistados, um percentual de 63,15%.
A consulta também apontou que 58% dos entrevistados querem mais contratações e 45% jornada de seis horas de trabalho. No ano passado o requesito contratações foi apontado por 46%, mas este ano houve um crescimento de 12%.
Outro item da pesquisa que chamou atenção diz respeito à reivindicação da cesta alimentação maior, onde 234 dos entrevistados (76,97%) apontaram como ponto importante nesta Campanha Salarial.
A grande a maioria dos entrevistados (87%) estão dispostos a participar da Campanha Salarial deste ano, onde 50% estão com intenção de participar de uma possível greve. A consulta apontou ainda que, 50% dos bancários estão convencidos a participar de assembleias.
De acordo com a direção do Sindicato dos Bancários do Acre, o resultado da consulta subsidiará as discussões e deliberações da 15ª Conferência Nacional dos Bancários, a ser realizada nos dias 20, 21 e 22 de julho, na cidade de São Paulo (SP), quando representantes da categoria de todo o país eleitos nas conferências regionais definirão a estratégia e a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2013. As consultas por Estado ou base sindical também serviram de subsídio para os encontros regionais.
“Essa consulta faz parte de uma estratégia para construirmos nossa pauta de reivindicação para a Campanha Salarial deste ano”, comentou o presidente do Sindicato dos Bancários do Acre, Edmar Batistela.
Edmar chamou atenção ainda para o fato de que os bancários não estão apenas preocupados com a questão salarial, mas também com emprego, jornada de trabalho de 6 horas, política de metas abusivas, combate ao assédio moral, saúde e segurança.