Mesmo após caso confirmado de Corona vírus de trabalhador terceirizado em agência do BB e afastamento de vários colegas com sintomas, o Banco do Brasil não coloca os trabalhadores expostos em quarentena e pode se tornar um grande vetor de contaminação do covid-19 na cidade de Rio Branco.
Os trabalhadores do Banco do Brasil estão amedrontados, após confirmação do primeiro caso em uma agência do BB, a única ação por parte do banco foi realizar a limpeza do local e espalhar os empregados para trabalhar em outras agências até a conclusão da limpeza. Isso aumentou o potencial de infecção, pois trabalhadores que foram expostos acabaram expondo outros em locais de trabalho diferentes, o que pode transformar um caso confirmado em dezenas de possíveis novos casos, o que demonstra total desprezo do BB com a saúde pública e com a vida de seus clientes e funcionários.
Essa ação já era esperada pela parte do Banco do Brasil, pois o seu presidente já se pronunciou por diversas vezes contra o isolamento social alegando que a vida não pode ter valor infinito e incentivando a tese de “imunização de rebanho” com a infecção geral da população toda de uma vez.
Ocorre que se esperava que a gestão local fizesse algum esforço para garantir que os funcionários recebessem um tratamento adequado e fossem encaminhados para quarentena, resguardando além dos empregados, os clientes do banco, mas a gestão local seguiu fielmente a política nacional do BB, sentenciando colegas a serem vítimas em potencial do corona vírus.
O Sindicato dos Bancários do Acre tentou todas as formas de diálogo e resolução desse conflito por meios amigáveis e, não havendo uma solução que atenda aos direitos mínimos dos empregados, cabe ajuizar ação e expor a situação ao público solicitando aos clientes que deixem de ir as agências do BB para resguardar sua saúde e de sua família.
A vida acima dos lucros!