São Paulo – A votação ocorre entre 27 e 31 de janeiro. Cinco chapas estão inscritas e disputam o processo eleitoral. A previsão é de que o resultado seja divulgado em 4 de fevereiro, com posse marcada para o dia 14 de fevereiro.
O Sindicato apoia a Chapa 1, Movimento Pela Saúde, integrada pelos titulares Ivanilde Moreira de Miranda, Alexandro Tadeu do Livramento, Adeir José da Silva (aposentado), Paulo Roberto Borges de Lima e Vanessa Sobreira Pereira. Os suplentes são Álvaro Roberto Figueiro Murce (aposentado), Antônio Abdan Teixeira Silva, Ivoneide Gomes Brandão, Lilian Minchin e Tiago Vasconcellos Pedroso.
“Com essa chapa, a intenção é buscar maior participação na gestão do plano de saúde em busca de mais melhorias”, afirma a dirigente sindical e candidata Ivanilde.
Dentre as principais propostas da Chapa 1 estão a manutenção e o aperfeiçoamento do plano, sustentando o princípio de solidariedade; a luta pela ampliação e qualificação da rede credenciada; e a realização de estudo para inclusão de pais com baixa renda, visando o não comprometimento financeiro do plano.
Conselho – O Conselho de Usuários do Saúde Caixa é autônomo, mas não possui poder deliberativo. Ele é composto de forma paritária por cinco membros titulares eleitos pelos participantes e por cinco indicados pela Caixa, além de seus respectivos suplentes. Seu mandato é de 36 meses.
“O conselho de usuários sempre contou com representantes do Sindicato e isso tem garantido as melhorias do Saúde Caixa”, avalia Ivanilde, acrescentando que é fundamental a participação dos usuários na escolha dos integrantes eleitos do Conselho.
O Conselho de Usuários é um instrumento criado em 2003, a partir das negociações do novo modelo do Saúde Caixa. Seu propósito é dar maior transparência e possibilidade de acompanhamento da gestão financeira e administrativa do plano. De acordo com a Agência Nacional de Saúde (ANS), o Saúde Caixa é um dos maiores planos de assistência à saúde no modelo de autogestão.