O Santander Brasil teve em janeiro o maior índice de reclamações de clientes entre as grandes instituições financeiras no país, informou o Banco Central nesta segunda-feira.
Pela medição, que leva em conta o número de reclamações em relação ao total de clientes, o índice do Santander Brasil foi de 1,64, o maior entre os bancos com mais de um milhão de clientes, e mais de 2,5 vezes superior ao índice de 0,63 registrado em janeiro de 2012.
A metodologia contabiliza apenas reclamações consideradas procedentes.
O HSBC ficou em segundo lugar no levantamento do BC, com taxa de 1,37. O índice é obtido dividindo-se o total de reclamações procedentes pelo número de clientes e multiplicado por 100 mil.
Itaú Unibanco, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal completam a lista dos cinco bancos com mais reclamações, com índices 1,19, 1,15, 0,82, respectivamente.
Por número de reclamações procedentes, a Caixa apareceu em primeiro, com 454 queixas, seguida por BB (409), Santander Brasil (382), Itaú (310), Bradesco (273), HSBC (81) e Banrisul (16).
Em nota, o Santander respondeu que vem fazendo uma revisão de processos, ofertas e atendimento para simplificá-los e torná-los mais ágeis e melhorar a experiência dos consumidores.
“O Santander reafirma seu comprometimento com o cliente e, por isso, continuará investindo intensamente no sentido de melhorar a satisfação dos consumidores”, disse o banco.