No final da tarde de ontem, dia 12, a sede do Sindicato dos Bancários do Acre foi palco de uma importante reunião da diretoria do SEEB-AC. O encontro teve como objetivo discutir pautas relevantes e traçar estratégias para a próxima gestão sindical.
Entre os principais temas abordados na reunião, destacam-se:
Informes sobre Eleições do Sindicato 2024: O presidente do Sindicato, Eudo Raffael, fez um breve relato sobre o processo eleitoral do SEEB-AC, ressaltando que apenas uma chapa foi inscrita.
Propostas para a Próxima Gestão: A diretoria apresentou diversas propostas e iniciativas a serem implementadas, abrangendo diferentes áreas de atuação do sindicato. Algumas das propostas discutidas incluem:
- Retomada do Manifesto Bancário, tanto em formato impresso quanto virtual, inicialmente a cada três meses.
- Atuação mais assertiva nas redes sociais, com ampliação para reels/tiktok, criação de aplicativo e um laboratório de podcast.
- Realização de uma campanha estadual de filiação, com foco por empresa.
- Organização do Congresso Estadual dos Bancários.
- Ampliação e melhoria da carta de convênios e descontos oferecidos aos filiados.
- Realização de atividades de formação de lideranças sindicais, com foco nos delegados eleitos pela base.
- Campanha de combate ao assédio moral e sexual nas unidades bancárias, com intervenções e distribuições de cartilhas específicas.
- Incentivo à criação de grupos de trabalho sobre a realidade dos trabalhadores, visando à construção de análises críticas para sua emancipação.
- Realização de rodas de conversa conjuntural da categoria, para discussão de temas relevantes.
- Lutar pelo fortalecimento das caixas próprias de assistência à saúde de cada banco, além da participação em grupos de trabalho nacionais de saúde do trabalhador.
- Atuação junto aos conselhos de saúde e CEREST na defesa do SUS e do financiamento público da saúde do trabalhador.
Além dessas iniciativas, a diretoria também definiu estratégias nas áreas jurídica e de diversidade, visando garantir os direitos e a inclusão de todos os bancários. Com essas medidas, o SEEB-AC reafirma seu compromisso com a defesa dos interesses da categoria bancária e busca fortalecer sua atuação em prol de melhores condições de trabalho e de vida para os trabalhadores do setor.