Você está visualizando atualmente Liminar suspende a eleição para diretoria do Sindicato

Liminar suspende a eleição para diretoria do Sindicato

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícias

Usando alegações não corroboradas por verificações e consultas feitas por membros da Comissão Eleitoral, a chapa 2 obteve liminar na 2ª Vara do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho – 14ª Região suspendendo a eleição do Sindicato dos Bancários do Acre. A decisão do juiz do Trabalho substituto, Celso Antonio Botão Carvalho Júnior, foi entregue por oficial de justiça à Comissão Eleitoral por volta das 8h, pouco antes da saída das urnas para coletar votos nas agências de Rio Branco.

A chapa 1, encabeçada por Edmar Batistela, já está recorrendo dessa decisão, com objetivo de derrubar rapidamente essa liminar, pois entende que o trabalho se desenrola normalmente nas agências bancárias em todo o Estado. Apenas uma agência do BASA de Brasileia e outra do BB em Xapuri foram comprometidas, mas já haviam sido tomadas as providências pela Comissão Eleitoral para garantir o voto dos funcionários dessas agências.

As alegações da chapa 2 são de que um “quadro atual de isolamento de regiões do Estado, somados a alagamentos de agências bancárias(…), tornam inviável a realização da eleição”. O juiz, em seu despacho, acatou essas colocações e entendeu que “não é possível mensurar quantos sindicalizados estão nesse momento impossibilitados de comparecer ao seu local de trabalho em razão dos alagamentos”.

O presidente da Comissão Eleitoral, Evandilson Alves, acatou a liminar (cujo descumprimento implica multa de R$ 100 mil), mas lamenta a medida, entendendo que todas as informações foram colhidas anteriormente sobre a situação das cidades atingidas pelas cheias e davam conta de que há condições plenas para a realização do pleito, sem prejuízo para os 850 bancários sindicalizados de todo o Estado.

A diretoria do Sindicato também lamenta o adiamento que atinge o processo democrático e causa maiores gastos para o Sindicato dos Bancários e para os sindicalizados. Várias urnas e equipes coletoras já haviam sido organizadas e se encaminhavam (por avião e automóveis) desde ontem para o interior. Na cidade de Cruzeiro do Sul, que recebeu as urnas por avião, foram organizadas mesas coletoras de votos e a Câmara dos Vereadores já se encontrava preparada para apuração à noite dos votos de Mâncio Lima e Cruzeiro.

A eleição

Estão inscritas nestas eleições duas chapas: a Chapa 1: Compromisso, Confiança e Responsabilidade, encabeçada pelos bancários Edmar Batistela e Edvaldo Almeida (o Neném do BB), e a Chapa 2 Novos rumos, encabeçada pelas bancárias Deborah Fernanda e Cintia Vasconcelos.

Têm direito a voto todos os filiados até 25 de fevereiro. As urnas percorrerão as agências bancárias de bancos públicos (Banco do Brasil, Caixa e Banco da Amazônia) e agências do Bradesco, Itaú, HSBC e Santander. Pouco mais de 70% da categoria estão lotados em Rio Branco e o restante espalhado nas cidades do interior.