O nível do rio Acre continua baixando em Rio Branco. De acordo com a última medicação realizada pela Defesa Civil, às 9 horas deste sábado (7), o rio baixou para 17,33 metros, 38 centímetros a menos que a última medição na noite de sexta (6).
Mesmo com a vazante o rio ainda está bem acima da cota de transbordamento que é de 14 metros.
O relatório divulgado pela assessora de Comunicação da Prefeitura de Rio Branco, Andreia Oliveira, diz que a maior enchente da história da capital já atingiu 53 bairros, 27.713 edificações e 87 mil pessoas.
Nos 20 abrigos montados, mais 2,4 mil famílias já foram abrigadas, totalizando 8.534 pessoas.
Além das residências, escolas e prédios públicos, a cheia também atingiu a região rural, onde 32 áreas com produção agrícola estão comprometidas. Ao todo, 4,5 mil hectares foram alagados.
Com as fortes chuvas na região da cabeceira do rio Acre, o nível do rio nas cidades de Assis Brasil e Brasiléia voltou a subir. Em Assis Brasil, divida com o Peru, o rio estava com 4,53 na quarta-feira (4) e chegou à marca de 9,24 metros na manhã desta sexta-feira. Já em Brasiléia o nível passou de 5,55 metros para 7,31m.
De acordo com previsão do Sistema de Proteção da Amazônia, deve continuar chovendo no Acre durante esta sexta-feira. O tempo só voltar a ficar limpo a partir deste sábado, 7 (contilnet.com).