Do G1 AC
Unidade móvel ficará em frente ao calçadão da Benjamin Constant.
Gerente diz que menos de dez pessoas procuraram centro no período.
Menos de dez doações foram feitas durante o feriado da Semana Santa no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre), de acordo com a gerente de Captação do Hemoacre, Marlice Aquino. Com o baixo estoque, as campanhas para incentivar a população de Rio Branco a doar sangue serão intensificadas. A partir desta terça-feira (7), a unidade móvel do órgão ficará entre 8h e 12h, em frente ao Calçadão da Benjamin Constant, no Centro da capital, à espera de doadores.
“O banco de sangue do Centro foi solicitado para cirurgias ortopédicas e cardíacas que estavam agendadas. A demanda durante o feriado e no fim de semana foi muito grande, mas o número de doações foi baixo e isso nos deixou sem estoque para os atendimentos dessa semana. O Hemoacre ficou aberto nesse período, porém a população não nos procurou para doações”, explica.
Ainda de acordo com Marlice, os tipos sanguíneos mais necessários são O+ (positivo) e O- (negativo). Para realizar a doação, o candidato deve comparecer a unidade de captação e apresentar um documento de identificação com foto e ter entre 18 e 69 anos de idade, não é preciso estar em jejum.
“Mais uma vez pedimos a população que se solidarize, quem nunca doou deve doar pela primeira vez. Além disso, incentivamos a doação coletiva, quanto maior e organizado for o grupo que se reune para doar, mais rápido saímos dessa situação e poderemos ajudar inúmeras pessoas”, destaca.
Além da unidade de móvel, os interessados em doar sangue podem procurar também o Hemocentro, localizado na Avenida Getúlio Vargas, 2.787, Vila Ivonete. O telefone do Hemocentro é (68) 3228-1494. “O Hemoacre fica aberto de segunda à sábado, incluindo os feriados, de 7 às 17h”, conclui.