Você está visualizando atualmente Com estoque baixo após feriado, Hemoacre pede apoio de doadores
Foto retirada da internet.

Com estoque baixo após feriado, Hemoacre pede apoio de doadores

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícias

Do G1 AC

 

Unidade móvel ficará em frente ao calçadão da Benjamin Constant.
Gerente diz que menos de dez pessoas procuraram centro no período.

Menos de dez doações foram feitas durante o feriado da Semana Santa no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Acre (Hemoacre), de acordo com a gerente de Captação do Hemoacre, Marlice Aquino. Com o baixo estoque, as campanhas para incentivar a população de Rio Branco a doar sangue serão intensificadas. A partir desta terça-feira (7), a unidade móvel do órgão ficará entre 8h e 12h, em frente ao Calçadão da Benjamin Constant, no Centro da capital, à espera de doadores.

“O banco de sangue do Centro foi solicitado para cirurgias ortopédicas e cardíacas que estavam agendadas. A demanda durante o feriado e no fim de semana foi muito grande, mas o número de doações foi baixo e isso nos deixou sem estoque para os atendimentos dessa semana. O Hemoacre ficou aberto nesse período, porém a população não nos procurou para doações”, explica.

Ainda de acordo com Marlice, os tipos sanguíneos mais necessários são O+ (positivo) e O- (negativo). Para realizar a doação, o candidato deve comparecer a unidade de captação e apresentar um documento de identificação com foto e ter entre 18 e 69 anos de idade, não é preciso estar em jejum.

“Mais uma vez pedimos a população que se solidarize, quem nunca doou deve doar pela primeira vez. Além disso, incentivamos a doação coletiva, quanto maior e organizado for o grupo que se reune para doar, mais rápido saímos dessa situação e poderemos ajudar inúmeras pessoas”, destaca.

Além da unidade de móvel, os interessados em doar sangue podem procurar também o Hemocentro, localizado na Avenida Getúlio Vargas, 2.787, Vila Ivonete. O telefone do Hemocentro é (68) 3228-1494. “O Hemoacre fica aberto de segunda à sábado, incluindo os feriados, de 7 às 17h”, conclui.