O Sindicato dos Bancários do Acre lançou na manhã desta sexta-feira (14) na Praça Povos da Floresta, a Campanha Salarial deste ano. Na presença de bancários, clientes e usuários, o presidente Edmar Batistela transmitiu a mensagem da campanha “Exploração não tem perdão”.
De acordo com Batistela, o slogan da campanha fala da realidade vivida pela categoria, onde o bancário é explorado a produzir metas abusivas e a praticar carga horaria desumana, ocasionando o adoecimento da categoria, isso tudo com salários defasados para o mercado.
O ato de lançamento ocorreu antes da abertura das unidades bancárias com a presença de dezenas de bancários. Com humor, os sindicalistas promoveram a “Cachorrada dos Banqueiros”, com distribuição de cachorro-quente e pirulitos, além de um panfleto explicativo das reivindicações da categoria.
Batistela explica que a campanha começa a ganhar força com divulgação por meio de outdoors, adesivos, noticiários e atualizações do dia a dia das manifestações nas redes sociais. O objetivo disso é mostrar à sociedade as reivindicações da categoria, não apenas no aspecto de favorecer o bancário, mas toda a sociedade.
Na ocasião do lançamento, também foram distribuídas blusas com a logo da campanha. De acordo com o Batistela, mais blusas estão sendo confeccionadas para motivar os bancários a aderirem à campanha.
Dentre as principais reivindicações dos bancários, estão: reajuste salarial de 16%; garantia de emprego e ampliação das contratações; fim das metas abusivas e assédio moral; melhores medidas de segurança; combate à terceirização e entre outros.
Por fim, Edmar Batistela lembra que a campanha busca melhorar não só as condições de trabalho dos bancários, mas, também, melhorar o atendimento aos usuários.
“Nós queremos mostrar à população acreana que as nossas reivindicações não são apenas em busca de benefícios para os bancários. Nós buscamos melhorar as condições de trabalho da categoria para que o atendimento ao público nas agências também melhore.”, explica o presidente.