Passados mais de 15 anos da entrada oficial do HSBC no Brasil, precisamente dia 27 de Março de 1997, quando a instituição inglesa comprou o Banco Bamerindus do Brasil, a valorização dos funcionários apenas piorou, desfazendo o discurso do presidente da instituição quando esteve no país para a compra do banco brasileiro. Na época, ao afirmar que o salário do bancário brasileiro era uma vergonha.
O Bamerindus, antes da aquisição pelo HSBC, tinha mil agências e 30 mil funcionários e banco estava entre principais do setor privado. Passado uma década e meia da anexação, a instituição conta com menos de 800 agências e aproximadamente 22 mil funcionários.
Com salários baixos e muitas incertezas, além de indefinição a respeito de investimentos, reforma de agências e parque tecnológico, a única certeza que os funcionários tem hoje é que não a certeza alguma do futuro.
Passados esses anos chegamos a seguinte conclusão: VERGONHA é o que o HSBC está fazendo com os seus funcionários, nós é que devemos afirmar “HSBC, respeite o Brasil e os Brasileiros”.