No período de 4 a 6 de abril, em Campo Grande (MS), foi realizado o 9º Congresso da Federação dos Trabalhadores em Empresa de Crédito Centro/Norte (Confetec-CUT/CN). O evento contou com participação de bancários da Região Norte e Centro Oeste, entre os quais Edmar Batistela, Jorge Nicheli, Deborah Fernanda, Janine Lira e João Paulo, todos da base acriana.
Entre os pontos discutidos no 9º Confetec-CUT/CN constaram, dentre outros, a reforma estatuária da entidade, PL 4330, plebiscito da reforma política, democratização da comunicação, debate e reflexão sobre macro setor e ramo financeiro e pesquisa sobre a radiografia do crédito.
O congresso serviu também para eleger a nova diretoria da Fetec-CUT/CN para o próximo triênio 2014-2017. Numa manifestação de unidade dos trabalhadores do ramo financeiro da região Centro Norte, apenas uma chapa foi inscrita para a eleição, sendo reeleito para o cargo o atual presidente, José Avelino.
A nova diretoria eleita é composta por 64 membros, 15 dos quais integram a diretoria executiva. Todos os 12 sindicatos filiados estão representados, sendo que três vagas pertencem ao Sindicato dos Bancários do Acre.
Na avaliação do presidente do Sindicato dos Bancários do Acre, Edmar Batistela, o congresso serviu para avaliar a atuação do movimento sindical bancário na região Norte e Centro Oeste, além de planejar novas estratégias de lutas em favor dos trabalhadores do ramo financeiro.
O secretário de Organização da CUT, Jacy Afonso, defendeu a aprovação da chapa, que é fruto da luta unificada da categoria e que “vai fazer a diferença no movimento sindical, fortalecendo a Contraf e a CUT”.
José Avelino é funcionário do Bradesco e ex-diretor do Sindicato dos Bancários de Brasília. Tem longa trajetória de luta e realizou uma gestão voltada para descentralização das decisões e fortalecimento da Fetec. Reeleito, agradeceu o apoio e prometeu seguir dirigindo a entidade de forma aberta e estimulando a participação e organização de todos os sindicatos filiados.
Reforma estatuária
O Congresso aprovou remeter a discussão para a próxima reunião da diretoria, que elaborará um calendário para convocar assembleia até o final do ano para realizar a reforma estatutária da Federação.
Moção contra o golpe militar
O plenário do 9º Confetec aprovou por unanimidade Moção de Repúdio às comemorações dos 50 anos de golpe militar e manifestou solidariedade às vítimas daquela ditadura. Na moção, os delegados dos 12 sindicatos filiados lembram que entidades sindicais foram invadidas e fechadas e que dirigentes foram perseguidos, presos e mortos.