A consulta nacional dos bancários, realizada durante as últimas semanas pelo Sindicato dos Bancários do Acre e orientada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Ramo Financeiro (CONTRAF-CUT), apontou que os bancários acreanos querem 11,79% de reajuste salarial. O índice reivindicado por 74,8% dos consultados varia de 5,1% a 15%. A consulta apontou que 32,82% querem reajuste salarial entre 5,1% e 10%, enquanto outros 41,98% reivindicam reajuste salarial que varia entre 10,1% a 15%. A consulta identificou ainda que 4,58% dos consultados querem reajuste acima de 15,1%. Outros 18,76% não responderam a questão sobre qual o índice de reajuste necessário para repor o poder de comprar da categoria.
Com os lucros dos bancos batendo recorde a cada fechamento de balanço anual, 91,85% dos bancários (636 consultados) nesta Campanha Salarial querem uma maior Participação nos Lucros e Resultados (PLR) das empresas.
A consulta realizado pelos dirigentes sindicais alcançou 693 bancários, apontando que 87,70% são filiados ao Sindicato. 52,42 % dos consultados foram do sexo feminino. A consulta apontou ainda que 75% têm menos de 10 anos de banco (42,49% menos de 5 anos de tempo de serviço).
Consulta aponta crescimento do assédio moral dentro das agências bancárias
Assim como nos últimos anos, o combate ao assédio moral e o fim das metas abusivas foram pontos que chamaram atenção da consulta. O item combate ao assédio moral dentro das agências foi apontado por 529 dos consultados (76,33%) como prioridade nesta Campanha Salarial. Numa comparação em relação ao ano passado esse item apresentou crescimento de 9%. Enquanto o combate ao fim das metas abusivas foi apontado por 527 dos entrevistados, um percentual de 76,08%, crescimento 13% em relação a consultado do ano passado.
A consulta também apontou que 49,36% dos entrevistados querem mais contratações e 46,05% jornada de seis horas de trabalho. No ano passado o requisito mais contratações foi apontado por 58%, mas este ano o percentual caiu 9 pontos percentuais.
Ainda sobre renumeração, outro item da pesquisa que chamou atenção diz respeito à reivindicação da cesta alimentação maior, onde 557 dos consultados (80.40%) apontaram como ponto importante nesta Campanha Salarial.
A grande a maioria dos entrevistados (81%) estão dispostos a participar da Campanha Salarial deste ano, onde 54,19% estão com intenção de aderir uma possível greve. A consulta apontou ainda que, 43% dos bancários estão convencidos a participar de assembleias.
Por fim, a consulta ainda apontou que 78,88% dos bancários consultados querem uma reforma política que ponha fim ao financiamento das empresas para as campanhas eleitorais.
16ª Conferência Nacional dos Bancários ocorre neste mês
De acordo com a direção do Sindicato dos Bancários do Acre, o resultado da consulta subsidiará as discussões e deliberações da 16ª Conferência Nacional dos Bancários, a ser realizada nos dias 25, 26 e 27 de julho, na cidade de São Paulo (SP), quando representantes da categoria de todo o país eleitos nas conferências regionais definirão a estratégia e a pauta de reivindicações da Campanha Salarial 2014.
“Essa consulta faz parte de uma estratégia para construirmos nossa pauta de reivindicação para a Campanha Salarial deste ano”, comentou o presidente do Sindicato dos Bancários do Acre, Edmar Batistela.
Edmar chamou atenção ainda para o fato do crescimento do assédio moral nas unidades, onde a consulta identificou crescimento de 9% em relação ao ano passado. Batistela disse ainda que os bancários não estão apenas preocupados com a questão salarial, mas também com emprego, jornada de trabalho de 6 horas, política de metas abusivas, saúde e segurança.