MANOEL FAÇANHA/COM INFORMAÇÃO DA FETEC CENTRO
Depois da análise de conjuntura com palestrantes convidados ocorreu na noite da última segunda-feira (17), em Cuiabá-MT, a abertura solene do 10º Congresso da Federação dos Trabalhadores em Empresa de Crédito do Centro Norte (Fetec-CUT/CN).
O evento prosseguiu nesta terça-feira (18) e será finalizado na tarde desta quarta-feira (19) com a eleição da nova diretiva da entidade. Um total de 148 delegados dos 12 sindicatos filiados à Federação, eleitos em assembleias de base, participam do congresso, entre eles, seis delegados acreanos.
Entre os participantes do congresso está o presidente da Contraf-CUT, Roberto Von der Osten, do dirigente da CUT Nacional Daniel Gaio, do presidente da Fenae Jair Pedro, de presidentes das CUTs estaduais de Roraima, Mato Grosso e Rondônia (ambos bancários) e de representantes de diversas categorias do estado de Mato Grosso e de todos os sindicatos filiados.
No seu discurso, o presidente Roberto Von der Osten Chamou os trabalhadores à greve geral prevista para o próximo dia 28. “O grande desafio é defender o trabalho e direitos, que estão em risco pelo governo golpista de Michel Temer”, pontuou.
O presidente da Fetec CUT/Centro Norte, José Avelino, também destacou a necessidade da união neste momento e lamentou a fundação de sindicatos de terceirizados que estão sendo fundados pela Força Sindical. ”A PEC da terceirização nem bem foi aprovada e eles já estão fundando sindicatos, sem representatividade e participação alguma dos trabalhadores. Num momento em que os trabalhadores precisam estar unidos”, lamentou Avelino.
Na avaliação do presidente do Sindicato dos Bancários do Acre, Edmar Batistela, o congresso é uma ferramenta importante para discutir os problemas da categoria, assim como sua reorganização no combater à política do governo Michel Temer de retirada de direito dos trabalhadores.
VEJA OS SINDICATOS FILIADOS A FETEC/CN
Brasília, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Campo Grande, Acre, Roraima, Amapá, Ride (Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno), Rondonópolis (MT), Dourados (MS) e Barra do Garças (MT).