Tudo certo. O lançamento da Campanha Salarial dos Bancários do Acre vai ocorrer dia 21 de agosto, às 8h. O ato terá como palco a praça Povos da Floresta, onde dezenas de sindicalistas irão distribuir panfletos, cachorro-quente, pirulitos, bombons aos clientes e usuários das unidades bancárias.
Desde dia 15 de agosto, a sociedade pode observar o visual de nossa campanha salarial, com out door, adesivos fixados em carros e noticiários, além do site e facebook da entidade e o programa “Boletim Bancário”, levado ao ar de segunda a sexta-feira, às 11h20, na Rádio Eco Acre FM 106.5, explica Edmar Batistela.
Vamos promover neste ano, a “cachorrada dos banqueiros”, com distribuição de cachorro-quente, bombons e pirulitos na porta de algumas agências para mostrar nossa insatisfação com a política dos banqueiros, explica Edmar, lembrando ainda que haverá a presença do carro de som para a mensagem da Campanha Salarial à sociedade.
Reivindicações
Os bancários nesta Campanha Salaria terá como eixos centrais reajuste de 11,93% (Inflação projetada do período mais aumento real de 5%), valorização do piso salarial no valor do salário mínimo calculado pelo Diesse (R$ 2.860,21), defesa do emprego, fim da terceirização e combate às metas abusivas e ao assédio moral. A pauta de reivindicações foi entregue à Fenaban no dia 30 de julho.
Negociações: Mais uma rodada sem solução para questõesprioritárias
São Paulo – Se os bancos querem abrir por mais tempo ou em horário estendido, que estabeleçam jornadas de cinco horas para os bancários com dois turnos de trabalho. Essa foi a reivindicação apresentada pelo Comando Nacional dos Bancários à federação dos bancos (Fenaban) para buscar solução para um problema que está virando rotina na vida dos bancários: a extrapolação da jornada com um ritmo estressante de trabalho. A rodada de negociação que tratou de emprego e igualdade de oportunidades teve início na quinta-feira 15 e foi encerrada nesta sexta 16.
Terceirização
O Brasil já tem mais de 364 mil pontos de correspondentes bancários, muitos deles atuando ao lado ou até mesmo dentro de agências, sem falar nos milhares de trabalhadores terceirizados que prestam serviço para as instituições financeiras.
O Comando também registrou sua posição contrária ao PL 4330 que regulamenta a terceirização fraudulenta de mão de obra e, se aprovado, pode servir para precarizar direitos conquistados pelos trabalhadores após muita luta. “Nossa atuação contra o 4330 continua.
Calendário
Além da mesa de segurança, na terça-feira 20, que vai apresentar os dados do setor para o primeiro semestre, está marcada a rodada de negociação que vai tratar do tema remuneração. As reuniões serão nos dias 26 (a partir das 14h) e 27 (dia todo). A quinta-feira 22 é Dia Nacional de Luta, com passeata.