Romário Oliveira Teodoro, Sérgio Bogert Schlickmann e Maria do Socorro de Souza Negreiros, todos funcionários do Banco do Brasil, que aderiram ao Plano Extraordinário de Aposentadoria Incentivada (Peai), realizaram na manhã desta quarta-feira (14), na sede do Sindicato dos Bancários do Acre, procedimento de homologação de contrato de trabalho Os dois estiveram acompanhado do representante do banco, João Casimiro, gerente de módulo. O presidente do SEEB-AC, Edmar Batistela, acompanhou o procedimento e desejou sorte para os dois funcionários.
Por meio do plano, o banco concedeu incentivo de desligamento correspondente ao valor de 12 salários, além de indenização pelo tempo de serviço, que varia de um a três salários, a depender do tempo de banco (entre 15 e 30 anos completos). Para aderir era preciso já estar aposentado pela Previdência Social ou ter 50 anos de idade e, no mínimo, 15 anos de trabalho no banco.
O banco espera economizar com o plano R$ 1,4 bilhão. Entretanto, em 2017 a estimativa é de redução de despesas com pessoal no valor de R$ 2,3 bilhões.
Batistela analisa com preocupação o desligamento de mais de 9 mil funcionários e o fechamento de 402 agências no país. O dirigente teme não somente pelo futuro dos funcionários aderiram ao plano, mas também daqueles que irão continuar dentro das unidades, pois deverão ter sobre carga de trabalho.
FONTE: SEEB-AC