POR MANOEL FAÇANHA
A Chapa 1 “Compromisso, Confiança e Responsabilidade”, encabeçada por Edmar Batistela, venceu as eleições à direção do Sindicato dos Bancários do Acre (SEEB-AC), triênio 2015/2018, com quase 63% dos votos válidos.
O pleito eleitoral foi realizado durante a sexta-feira (13), com 696 bancários indo às urnas para decidir o futuro político da entidade.
Após a apuração oficial divulgada pela comissão eleitoral, Batistela, que é funcionário do HSBC e atual presidente do Sindicato, foi reeleito com 429 votos a favor, contra 250 da candidata de oposição Deborah Fernanda, funcionária do Banco do Brasil.
O resultado do pleito foi conhecido somente no final da noite da sexta-feira (13), após a apuração dos votos, ocorrida no salão de festas da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB/Rio Branco). Apenas duas urnas foram apuradas fora da capital, precisamente na cidade de Cruzeiro do Sul, segundo maior colégio eleitoral, com a vitória de Batistela por 47 a 24.
Estavam aptos a votar 833 sindicalizados de Rio Branco e do interior do Acre. Pouco mais de 70% dos votos estavam concentrados na Capital, sendo o restante distribuído pelos municípios do interior.
Durante todo o dia da sexta-feira, urnas volantes percorreram as agências bancárias de bancos públicos e privados, em Rio Branco e Interior. Com objetivo de colher a grande maioria dos votos, a comissão eleitoral disponibilizou uma urna fixa na sede do Sindicato.
Fechada a apuração, o presidente reeleito, Edmar Batistela, agradeceu cada voto de confiança depositado em sua chapa, afirmando que o mais importante foi o exercício democrático do voto dentro da categoria, onde todos tiveram a oportunidade de escolher de forma democrática os novos rumos políticos da entidade.
O meu agradecimento!
Meus companheir@s bancári@s: estou usando essa ferramenta social com o simples objetivo de agradecer a confiança de cada um vocês que apostaram nas propostas da Chapa 1 – Compromisso, Confiança e Responsabilidade – nestas eleições sindicais da categoria, finalizadas no dia 13 de março.
Fica registrada ainda a expressiva participação dos bancários nas urnas, onde dos 833 aptos a votar, 696 exerceram o direito do voto, demonstrando assim a maturidade da categoria.
Registra-se ainda que o processo eleitoral foi conduzido de forma democrática, além de se consolidar como um importantíssimo espaço de reflexões, debates de ideias para todas as correntes de pensamento, fortalecendo a representação dos trabalhadores.
Contados os votos, constatou-se que a Chapa 1 foi eleita pela ampla maioria dos votos d@s bancári@s (62,81% dos votos válidos). Ou seja, foi o desejo da categoria através do voto. Isso também significa o reconhecimento do trabalho desenvolvido e a confiança nas nossas propostas apresentadas durante o debate eleitoral, sobre as quais vamos continuar trabalhando. Nossa campanha foi limpa, sem mentiras, calúnias ou processos judiciais.
Por fim, agradeço o apoio da Federação Centro Norte dos Bancários (FETEC/CN) e seus sindicatos filiados, além da Contraf/CUT e de outras entidades que nos apoiaram nesta reeleição.
EDMAR BATISTELA TONELLY
PRESIDENTE REELEITO