A Chapa 130, apoiada pela Fenae, venceu o segundo turno da eleição para o Conselho de Administração da Caixa Econômica Federal, encerrada na sexta-feira da semana passada (6). Foram 13.706 votos, 55,85% do total. Os eleitos são Fernando Neiva e Maria Rita Serrano, que assumem o compromisso de lutar ainda mais pelo atendimento das demandas dos empregados.
Aliás, a Chapa 130 havia vencido com 6.094 votos o primeiro turno do pleito, ocorrido no período de 11 a 18 de novembro.
Na base acreana, apoiada pela direção do Sindicato dos Bancários, a chapa 130 obteve 83,15% (153 votos), contra 16,85% (31 votos) da chapa 31. Esse foi o segundo melhor resultado favorável a chapa encabeça por Fernando Neiva, ficando atrás apenas do desempenho dele no território de Roraima, onde Neiva obteve 83,93%.
A expressiva votação de Fernando Neiva demonstrou a força dos dirigentes sindicais locais, principalmente da Caixa Econômica Federal, representado por Jorge Nicheli, Irlan Ribeiro, Francisco Bandeira e outros.
A participação dos trabalhadores no órgão máximo de decisão da Caixa é uma conquista histórica dos empregados, como resultado da luta das entidades associativas e sindicais de todo o país.
Para Jair Pedro Ferreira, vice-presidente da Fenae e coordenador da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa), “o processo democrático consolida essa importante conquista dos trabalhadores”. Ele destaca a importância da participação dos empregados da Caixa, e “parabeniza a todos e todas que participaram do primeiro e do segundo turno das eleições, fortalecendo esse novo instrumento de representação dos empregados”.
Fernando Neiva
Fernando Neiva é economista com extensão em Agenda das Políticas Públicas: Tendências Contemporâneas e pós-graduação em Políticas Públicas, Estratégia de Gestão. Atualmente, cursa Direito.
Ele ingressou na Caixa em 1989 e integrou as diretorias do Sindicato dos Bancários de BH e Região a partir de 1996, tendo sido presidente entre 1999 e 2008. Atualmente, é diretor do Departamento Jurídico da entidade. Foi também membro do Conselho Fiscal da APCEF/MG, diretor da Fenae e da CUT Nacional.
Maria Rita Serrano
Maria Rita Serrano é mestre em Administração, em História e em Estudos Sociais. É empregada da Caixa desde 1989. Foi vice-prefeita de Rio Grande da Serra (SP) e respondeu durante o mandato pela Secretaria de Cidadania do município. É autora do livro O desenvolvimento socioeconômico de Rio Grande da Serra.
Ela foi secretária de Finanças da Fetec/SP, integrou por duas gestões o Comitê de Investimento da Funcef e participou da Comissão Executiva dos Empregados (CEE/Caixa) entre 2003 e 2009. Presidiu o Sindicato dos Bancários do ABC entre 2006 e 2012. É diretora do Sindicato e da Agência de Desenvolvimento Econômico do ABC.