Correntistas do Itaú afirmaram nesta terça-feira (31) que a empresa cobrou em dobro compras feitas com o cartão de débito. Durante todo o dia, centenas de reclamações foram feitas nas redes sociais de clientes que, ao checarem o extrato de suas contas correntes, descobriram que as compras feitas no cartão de débito dos últimos seis dias foram cobradas duas vezes do saldo.
O G1 tentou entrar em contato telefônico e por correio eletrônico com a assessoria de imprensa do Itaú na noite desta terça, mas não recebeu resposta até a publicação desta reportagem.
Pelo Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), uma atendente informou, na noite desta terça, que uma “inconsistência em sistema” fez com que a maioria dos clientes recebesse cobrança duplicada de compras feitas entre a última sexta-feira (27) e esta terça. Ainda de acordo com a atendente, desde a tarde desta terça a equipe do banco já estava trabalhando para resolver o problema, e o prazo para que o dinheiro fosse devolvido aos correntistas é até as 23h59 desta terça.
Saldo negativo
No site Reclame Aqui, onde consumidores registram problemas com serviços, pelo menos 46 usuários de diversas cidades do Brasil publicaram nesta terça reclamações sobre cobranças duplicadas em suas contas. Em alguns casos, os correntistas relataram que o débito indevido os deixou com saldo negativo.
Pelo Facebook, dezenas de clientes também buscaram a página oficial do banco para registrar sua reclamação. Uma correntista recebeu, como resposta pela rede social, que o reprocessamento da cobrança ocorreria nesta madrugada.
De acordo com as informações fornecidas pelo SAC do Itaú, os clientes que ficarem com o saldo negativo e receberem cobrança de juros por causa da falha poderão entrar em contato e abrir um protocolo para que o banco forneça o reembolso dos juros. O telefone do SAC é 0800-728-0728.