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Cobrança abusiva em contas digitais

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São Paulo – A Proteste, associação de defesa dos direitos dos consumidores, enviou ofício para os bancos Itaú, Bradesco e Banco do Brasil questionando cobranças irregulares de clientes que aderiram às contas digitais destas instituições. A associação critica o fato de os bancos cobrarem, por exemplo, o fornecimento de até 10 folhas de cheque. Um desrespeito à Resolução 3.919/10, que veta a cobrança de tarifas por serviços bancários essenciais.

“Os três bancos estão contrariando as normas, uma vez que cobram indevidamente tarifas de seus clientes, assim como omitem informações relevantes a respeito dos serviços que são prestados”, afirma Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da Proteste.

A associação de defesa dos direitos do consumidor esclarece ainda, em matéria publicada em seu site, que “instituições financeiras não são obrigadas a disponibilizar a conta eletrônica digital, contudo, optando por essa modalidade devem respeitar todas as disposições da legislação em vigor”.

No ofício, a Proteste pede que os bancos façam o ressarcimento, em dobro, dos valores cobrados indevidamente dos clientes. A associação também cobra a imediata correção das informações sobre cobrança de tarifas em contas digitais disponibilizadas nos sites das instituições.

Fonte: SPBancários.