Começou ontem (23) e finaliza hoje (24), no Hotel Holiday Inn Express, em Rio Branco-Acre, o 12º Congresso Estadual da Central Única dos Trabalhadores.
O congresso reúne dezenas de sindicalistas das áreas urbana e rural de vários municípios acreanos e faz uma reflexão do momento vivido pelo país na área política e econômica. Neste primeiro dia de debate, a aprovação do PL 4330 (projeto que legaliza a terceirização no país) foi um dos temas preferidos entre os sindicalistas.
Neste ano, o ex-servidor falecido “Messias da Funasa” empresta seu nome ao congresso, que neste ano, irá discutir temas como Educação, Trabalho e Democracia.
O presidente do Sindicato dos Bancários do Acre (SEEB-AC) Edmar Batistela e os diretores Janine Lira e Cesar Diniz são delegados dos bancários no congresso.
Batistela explica que a CUT-AC tem papel importante na organização dos trabalhadores urbanos e rurais, onde orienta e apoia seus sindicatos nas atividades de defesa dos interesses dos trabalhadores.
O evento iniciou com uma breve apresentação da presidente da Central Única dos Trabalhadores do Acre (CUT-AC), Rosana Nascimento, prestando mesura ao homenageado Francisco Messias.
De acordo com Rosana Nascimento, ao longo do congresso, os sindicalistas irão debater questões sobre o PL 4330 da Terceirização, estratégias para disputa de sociedade com a direita, plano de luta para grupos de debate entre outros assuntos sindicais.
O evento encerra-se, nesta sexta-feira (24), às 16h, mas antes haverá as eleições para a Executiva, Direção e Conselho Fiscal da nova diretiva da CUT-AC – quadriênio 2015-2019.