No final da tarde desta quinta-feira (17), os diretores sindicais Nilton Ademir e Graziele Monteiro, acompanhado do sindicalista e Dep. Estadual Nenem Almeida, se reuniu com o Senador Sérgio Petecão, para dialogar sobre o Plano de Demissão Voluntária (PDV) do BASA.
Os representantes do SEEB-AC solicitaram ao senador especial atenção para o problema que envolve as demissões anunciadas pelo BASA (Banco da Amazônia) sem justo motivo. O Senador se propôs a promover articulação política, somando assim esforços na luta das entidades representativas dos trabalhadores contra essa medida do Banco.
O que você precisa saber:
O Banco da Amazônia (BASA), da mesma forma que o Banco do Nordeste do Brasil (BNB), são órgãos de desenvolvimento que como tal atuam nas regiões Norte e Nordeste, respectivamente, cumprindo adequadamente a missão para a qual foram constituídas (O BNB há quase 70 anos e o BASA há quase 80 anos).
São Instituições imprescindíveis para o desenvolvimento do país, pela sua ação de crédito diferenciada e constituem ferramentas essenciais de política econômica e social; são responsáveis pela gestão e operacionalização dos fundos constitucionais de financiamento – o FNO, da região Norte, pelo BASA e FNE, da região Nordeste, pelo BNB – pelo trabalho de mulheres e homens, corações e mentes, por funcionários qualificados, dedicados, que merecem todo respeito, reconhecimento e valorização.
Em específico ao BASA, lamentavelmente a despeito disso e em desrespeito a esse histórico, paira a ameaça de demissão em massa, sem justa causa, por decisão da sua Diretoria, conforme denunciam a Associação dos Empregados do Banco (AEBA) e Sindicatos dos Bancários, uma flagrante política de desmonte e de acentuação do desemprego e desajuste social. Do contrário de adotar medidas que apontam para a desagregação, privatização e desinvestimento social, compete à administração do BASA buscar a interlocução e a adoção de medidas no sentido de fortalecer a instituição, de aperfeiçoar seus instrumentos de crédito, bem como de implementar políticas de reconhecimento e valorização dos trabalhadores, haja vista a grande demanda da sociedade pela ação do Banco em prol do desenvolvimento.
O Banco da Amazônia e seus trabalhadores merecem e exigem respeito! Pelo fortalecimento do BASA! Não às demissões sem justa causa!
Fonte: SEEB-AC, com informações da AFBNB