O Sindicato dos Bancários do Acre oferece no próximo dia 28, o café da manhã em comemoração ao Dia do Bancário. A data alusiva ao dia nacional da categoria, que teve origem em 1951, será comemorada no Hotel Pinheiro, à partir das 06h30m da manhã.
Na ocasião, também serão sorteados dois rodízios para casal (no Restaurante Inácio), três tablets e camisas da campanha salarial 2015, além de uma bicicleta, oferecida pela loja Gazin. Para participar, é necessário que os bancários preencham o convite do evento e entreguem no dia da comemoração.
O Presidente do Sindicato dos Bancários, Edmar Batistela, convida os bancários e fala da importância da comemoração da data. “O café da manhã em comemoração ao Dia do Bancário é uma tradição do Sindicato. Todos os anos temos esse momento de confraternização e descontração entre a categoria. Também é uma oportunidade de reforçar a Campanha Salarial 2015. Nós vamos entregar o convite pessoalmente e esperamos que os bancários aproveitem esse momento.”
A comemoração também será uma oportunidade de reforçar a Campanha Salarial 2015, que tem como slogan “Exploração não tem perdão”, que reivindica por reajuste salarial de 16%; garantia de emprego e ampliação das contratações; fim das metas abusivas e assédio moral; melhores medidas de segurança; combate à terceirização, entre outros.
Origem do dia do bancário
Numa viagem na história, os estudos apontam que a origem do Dia do Bancário ocorreu na vitoriosa greve de 1951, que começou no dia 28 de agosto e durou 69 dias. “Os trabalhadores de São Paulo foram os únicos a manter as reivindicações e não aceitaram a proposta inicial dos bancos de 20%. Acabaram conquistando 31% de reajuste, além de colocar em xeque a lei de greve do governo Dutra e de lançar as bases para a fundação do Dieese.
Dieese – A greve de 1951 trouxe outras repercussões importantes, como a criação do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), quatro anos mais tarde. Naquele mesmo ano, por pressão dos bancários, foram refeitos os cálculos da infração oficial do governo, inexplicavelmente, pulando de 15,4% para 30,7%.
No Acre, a história do movimento sindical bancário na década de 1980. Neste período, os bancos presentes no território acreano registraram mais de 2 mil bancários, hoje o setor emprega quase mil profissionais. No final dos anos 1990 o fechamento do Banco do Estado do Acre (BANACRE) contribuiu sensivelmente para o encolhimento da categoria no território acreano.