Em reunião ocorrida nesta quarta-feira (16), em São Paulo, a Direção Nacional da Contraf-CUT discutiu a organização da Campanha Nacional dos Bancários 2014. Houve relatos de dirigentes sindicais sobre os vários encontros e conferências estaduais e regionais já realizados e outros eventos que deverão acontecer no próximo final de semana.
Já ocorreram conferências no Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Nordeste, além de vários encontros estaduais e no Distrito Federal, congressos e encontros de funcionários de bancos públicos. No próximo sábado (19) haverá conferências em São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo, Minas Gerais, e Bahia e Sergipe.
“Estamos muito animados com a preparação da campanha em todo o país, mostrando que a categoria está participando e debatendo os grandes temas: remuneração, emprego, saúde e condições de trabalho, e reestruturação produtiva do sistema financeiro”, afirma Carlos Cordeiro, presidente da Contraf-CUT e coordenador do Comando Nacional.
O fórum maior será a 16ª Conferência Nacional dos Bancários, a ser realizada entre os dias 25 e 27, em Atibaia (SP). Além dos debates, será apresentado o resultado da consulta aos bancários, feita por diversos sindicatos em todo o Brasil, e será aprovada a estratégia e a pauta de reivindicações a ser entregue para a Fenaban.
O presidente da Contraf-CUT apresentou o calendário de atividades, que inclui reuniões e negociações com a Fenaban. O secretário de imprensa da Contraf-CUT, Ademir Wiederkehr, informou sobre o andamento das reuniões específicas para a construção da mídia da Campanha Nacional.
Calendário
17 – Seminário entre Comando Nacional e Fenaban sobre novas tecnologias
21 – Reunião do Grupo de Trabalho de Adoecimento
23 – Reunião de avaliação do Projeto-piloto de Segurança Bancária
24 – Reunião de acompanhamento do instrumento de combate ao assédio moral
24 – Reunião do Comando Nacional dos Bancários
25 a 27 – 16ª Conferência Nacional dos Bancários
Mudança na Secretaria-Geral da Contraf-CUT
Na reunião, Carlos Cordeiro anunciou para a Direção Nacional da Contraf-CUT as mudanças na Diretoria Executiva. O vice-presidente Carlos de Souza é o novo secretário-geral, enquanto a companheira Ivone Silva é a nova vice-presidenta. A permuta foi motivada pela eleição de Ivone para secretária-geral do Sindicato dos Bancários de São Paulo.
Plebiscito popular da reforma política
A Direção Nacional da Contraf-CUT reforçou a importância da participação dos bancários no Plebiscito Popular pela Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político.
A votação, prevista para acontecer na Semana da Pátria, pretende coletar 10 milhões de votos em todo o Brasil e trará apenas uma única pergunta: “Você é a favor de uma constituinte exclusiva e soberana sobre o sistema político?”.
Vários sindicatos de bancários já formaram comitês para organizar a mobilização na categoria.
14ª Plenária Estatutária da CUT
Ainda na reunião, a Direção Nacional da Contraf-CUT elegeu os delegados e as delegadas do ramo financeiro para a 14ª Plenária Estatutária da CUT, que será realizada de 28 de julho a 1º de agosto, em Guarulhos (SP).
Para Carlos Cordeiro, “a 14ª Plenária Estatutária será uma grande oportunidade para aprofundar a discussão dos projetos políticos em disputa no processo eleitoral em 2014, buscando estabelecer o papel de protagonista da CUT neste momento decisivo da história brasileira, onde precisamos continuar avançando para garantir uma vida digna para os trabalhadores”.
Fonte: Contraf-CUT