Você está visualizando atualmente Greve bancária fecha 36 unidades no Acre

Greve bancária fecha 36 unidades no Acre

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícias

POR MANOEL FAÇANHA

O primeiro dia de greve bancária na capital acreana começou com forte adesão. Levantamento realizado pelo Sindicato dos Bancários do Acre apontou que a greve atingiu mais de 80% das unidade.

De acordo com o presidente do Sindicato Edmar Batistela, uma unidade do Bradesco e outras duas do Banco do Brasil abriram as portas de suas agências, mas não que viessem a prejudicar o bom número de adesão ao movimento grevista.

Nos demais municípios acreanos, a greve atingiu mais da metade das unidades. A paralisação é forte nas agências do Banco da Amazônia, exceto nas unidades de Plácido de Castro, Xapuri e Tarauacá, mas com adesão de alguns funcionários.

A greve iniciada nesta terça-feira (30) foi decidida em assembleia realizada dia 25 e referendada na segunda-feira (29), quando a categoria rejeitou a nova contraproposta da Fenaban de 7,35% (0,94% de aumento real) de reajuste para salários e verbas e 8% (1,55% de aumento real) para o piso.

Batistela explica que o percentual não atende o índice desejado pela categoria de 12,5%. No entanto, além disso os negociadores negaram a negociar alguns pontos importantes como metas abusivas, assédio moral, igualdade de direito e outros pontos da pauta de reivindicações dos trabalhadores.

A greve bancária no primeiro dia fechou 36 das 58 unidades em território acreano. No entanto, a perspectiva neste quarta-feira é por mais adesões, principalmente nos municípios.