A greve nacional dos bancários continuou crescendo nesta quarta-feira (24), sétimo dia de paralisação. Conforme dados elaborados pela direção do Sindicato dos Bancários, um total de 35 das 56 agências existentes no território acreano estão com suas atividades paralisadas.
Na manhã desta quarta-feira, o movimento grevista contou com adesão de funcionários da agência Banco do Brasil de Senador Guiomard, município localizado a 24 quilômetros de Rio Branco. Com a adesão da unidade, o número de agências paralisadas do Banco do Brasil cresceu para 14, correspondendo 66,66% de adesões.
– Estamos comemorando muito a adesão de mais uma unidade do Banco do Brasil ao nosso movimento grevista, assim fortalecendo ainda mais nossa paralisação no território acreano.
Na capital Rio Branco, o número de unidades fechadas manteve-se. A agência Banco Itaú/Estação Experimental, única agência aberta do banco privado, não atendeu ao público nesta terça-feira. O sistema ficou inoperante e clientes não tiveram acesso a unidade.
Na manhã desta terça-feira (25), o presidente Edmar Batistela percorreu as unidades paralisadas da capital. O dirigente parabenizou cada bancário pela determinação de continua lutando em prol de melhores salários e condições de trabalho.
– Estou muito feliz pela participação dos bancários nesta greve. Sabemos que somente com muita luta poderemos conquistar algo melhor nesta dura campanha salarial. Quero deixar claro a sociedade que a greve é o último recurso dos trabalhadores e o silêncio da Fenaban as nossas reivindicações fez os trabalhadores optar por esse instrumento.
A greve chega ao sétimo dia paralisações atingindo quase 50% das unidades em todo o país. Por outro lado, a Fenaban, entidade que representa os bancos, continua silenciando as reivindicações da categoria.
Nesta quinta-feira, o Comando Nacional de Greve estará reunido na cidade de São Paulo para avaliar as paralisações e estratégias de luta para os próximos dias de greve.