O lançamento do livro “Três cronistas na grandearea.com”, de Francisco Dandão, Augusto Diniz e Manoel Façanha, aconteceu ontem de manhã (9), na livraria Paim, no centro de Rio Branco, com a presença de dirigentes, jornalistas e leitores.
A obra, que reúne os principais textos publicados pelos jornalistas, ao longo de cinco anos, no site grandearea.net e no jornal O Rio Branco, se destaca por apresentar artigos com originais pontos de vista sobre o esporte local e nacional.
“A gente precisava fazer esse livro. Já trabalhávamos juntos há algum tempo e tínhamos material para isso. A obra reúne o que de mais relevante publicamos no período”, destacou Francisco Dandão durante o evento de lançamento. O acadêmico ressaltou ainda a importância da crônica na mídia esportiva. “A isenção é o mais importante nesse campo. Falar só para atingir aos outros não é o papel do cronista. É preciso ter equilíbrio para exercer a atividade”, ressaltou Façanha. Augusto, que mora em São Paulo, se disse feliz por estar lançando um livro com os colegas acreanos. “Tinha chegado o momento de colocar essa nossa parceria em livro”, afirmou.
O poeta Mauro Modesto recitou poesia durante o encontro em homenagem aos autores. Antônio Muniz, editor do jornal O Rio Branco, expressou alegria de ter participado do livro – o jornalismo foi autor da orelha. “Foi uma honra estar junto desses colegas”, disse.
O jornalista cultural Naylor Jorge também se pronunciou e lembrou o papel da crônica no jornalismo. “Há muito não via um livro desse tipo no Acre.
Precisamos resgatar a crônica. Sinto falta dela nos jornais”, expressou.
O evento contou com a presença do presidente da Federação de Futebol do Acre, Antônio Aquino Lopes, o presidente eleito do Rio Branco FC, Illimani Lima Suares, do técnico Marcelo Altino, e dos jornalistas Alberto Casas e Raimundo Afonso, e da colunista social Rubedna Braga.
Após o lançamento, foi oferecido um coquetel aos presentes pelo livreiro Manoel Maria Paim.