Na tarde dessa terça-feira (21), o Banco do Brasil emitiu orientação interna para que os gestores convoquem ao trabalho presencial, a partir do dia 27 de julho, os funcionários que coabitam com familiares que fazem parte do grupo de risco e que possuem filhos pequenos.
Para o Sindicato dos Bancários do Estado do Acre, essa orientação rompe com todas as medidas de segurança que estavam em curso desde o início da pandemia. O Sindicato considera também que, tal medida coloca em risco a vida dos funcionários e seus familiares.
Para Rafaela Diamante, Diretora de Mulheres do SEEB/AC, “além da preocupação com a contaminação de funcionários e familiares, existe também a preocupação com aqueles, em especial com as bancárias, que não podem deixar os filhos na escola ou creche durante o horário de expediente, pois a previsão de retorno das atividades escolares é para setembro”.
O Sindicato reunirá sua diretoria e delegados do Banco do Brasil para, de forma conjunta, procurar orientação do Ministério Público do Trabalho, com o objetivo evitar esse tipo de ação unilateral que coloca em risco a vida dos funcionários e seus familiares.