Você está visualizando atualmente Nota de Solidariedade

Nota de Solidariedade

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícias

O Sindicato dos Bancários do Acre (SEEB-AC) expressa sua solidariedade aos docentes da Universidade Federal do Acre (Ufac) e ao seu Comando Local de Greve.

Reconhecemos que a atual administração superior da Ufac parece não ter compreendido o significado de uma mesa de negociação, especialmente em relação a um movimento grevista da categoria docente. É evidente que a equipe administrativa tem dificuldade em aceitar a verdade sobre o desmonte das condições de trabalho e estudo nesta Instituição Federal de Ensino (IFE).

A administração superior deve cumprir seu dever de gestão, sentar e negociar com o Comando Local de Greve, reconhecendo que a crítica faz parte do estado democrático de direito. A universidade pública deve ser um espaço de debate de ideias e convivência com a pluralidade de pensamentos.

Na tarde da última quarta-feira (12/6), após três rodadas de negociação com significativos avanços, especialmente sobre o Colégio de Aplicação, a administração superior retrocedeu de maneira desrespeitosa, retirando-se da mesa de negociação de forma unilateral, refletindo uma postura antidemocrática.

É essencial que a administração respeite o direito de greve e a autonomia do sindicato legalmente constituído, bem como o direito dos trabalhadores de lutar por condições dignas de trabalho. A reitoria não tem o poder de suspender uma mesa de negociação bilateral, e qualquer atitude no sentido de retirar-se de reuniões coloca em evidência a falta de compromisso com o diálogo democrático.

Esperamos que a administração superior retome o caminho do diálogo e volte à mesa de negociação para ouvir as demandas e fornecer as respostas que os docentes desta IFE esperam de uma administração eleita pelo voto paritário da comunidade acadêmica.