A origem da mobilização
O Outubro Rosa é uma campanha de conscientização para alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. As ações acontecem durante todo o ano, mas tem mais intensidade no mês de outubro e é simbolizada pelo laço cor de rosa. O movimento surgiu em 1990 com a primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York e até hoje promovida anualmente na cidade. Foi somente em 1997 que entidades das cidades americanas de Yubae Lodi começaram a promover atividades voltadas ao diagnóstico e prevenção da doença. O mês escolhido para o início das ações foi outubro. A ideia ganhou o mundo e hoje recebe muito apoio.
Prevenção
Durante este mês, diversas ações são realizadas para combater o câncer de mama. A doença é o mais comum tipo de câncer entre as mulheres, respondendo por 22% do total de casos no Brasil anualmente. Em 2014 a estimativa é de 57.120 novos registros da doença.
Um estudo realizado no Canadá indica que as mulheres agricultoras estão mais suscetíveis a enfermidade. Isso porque ficam em contato constante com fatores que podem acelerar o aparecimento de células cancerígenas, como o sol.
A doença pode também ser desencadeada por diversos fatores, como a má alimentação e a obesidade. Segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer), alguns alimentos podem servir de aliados na luta contra a doença. Alho, tomatem e a alcachofra podem auxiliar na reverção ou bloqueio do surgimento de tumores.
Eliminar do cardápio alimentos que contenham grandes quantidades de sal, como também nitritos e nitratos (substâncias usadas para conservar picles, salsichas e enlatados) pode ser uma boa medida de prevenção. Os conservantes, quando em contato com o suco digestivo, se transformam em compostos cancerígenos, segundo o Inca.
Diagnóstico
A forma mais eficaz para detecção precoce é através de exames clínicos e da mamografia. 95% dos casos têm cura, mas o diagnóstico no estágio inicial é fundamental para o sucesso do tratamento. Os sintomas mais evidentes da enfermidade são nódulos ou tumores no seio, acompanhados, ou não, de dor mamária. Podem surgir também alterações na pele e nódulos nas axilas. Ë essencial que as mulheres tenham conhecimento pleno de seu corpo e, principalmente, fiquem atentas a mudanças.