Art. 1 A VII Copa Bancária de Futebol Soçaite é uma realização da diretoria de Esporte, Cultura e Lazer do SEEB-AC, entidade filiada a CUT, a Contraf/CUT e a Federação Centro-Norte dos Bancários, não havendo fins lucrativos. Objetiva proporcionar e incentivar a prática esportiva entre os seus associados e familiares.
O torneio de futebol society, categorias livre (qualquer idade) será realizado de acordo com as regras estabelecidas pela Federação Internacional de Futebol Association (FIFA) para a prática do Futebol, em anexo, com as alterações determinadas pelo que dispuser o presente Regulamento.
Art. 2. Inscrição
1º PARÁGRAFO – Todas as equipes terão até o dia 18 de junho para efetuar as inscrições de seus respectivos atletas.
2º PARÁGRAFO – A ficha geral de inscrição somente será aceita seguindo os seguintes critérios:
- a) Só será permitido participar da VIII Copa Bancária de Futebol Soçaite, os bancários filiados ao SEEB-AC, como também seus dependentes (pai, irmãos, esposos de bancárias, companheiros de bancárias e filhos de bancários).
- b) Fica decidido que as equipes inscritas terão que comprovar o vínculo dos dependentes;
- c) O Jogador bancário poderá jogar em qualquer equipe de sua escolha, não sendo obrigatório o nome da instituição de trabalho no nome da equipe.
- d) O jogador não bancário não será obrigatório estar vinculado à equipe da instituição financeira a qual o seu parentesco tem vínculo;
- e) O número de dependentes (pai, irmão, cônjuge, companheiro e filhos) não poderá ultrapassar o número de 8 (oito) atletas inscritos;
- f) O número de atletas por equipe não poderá ultrapassar o limite de 20;
- g) Não será permitido a participação de atletas profissionais que atuaram este ano e o ano passado, exceto quando ele for bancário.
- h) As inscrições de atletas poderão ser efetuadas até a segunda rodada da competição, podendo haver substituição de atletas até esse período.
3º PARÁGRAFO – Jogador dependente
Qualquer problema que ocorrer de natureza da ordem disciplinar por parte desses jogadores acima citados, caberá à responsabilidade aos dirigentes de suas equipes.
Art. 03 – Jogador em Campo
- a) Nenhuma equipe pode entrar em campo com mais de 4 (quatro) atletas dependentes (não bancários).
- b) Os jogadores não bancários serão identificados por uma fita que estará amarrada no seu pulso.
Punição para o time que infringir a alínea “a” do art. 03º:
1ª vez = uma falta coletiva + um cartão amarelo ao jogador infrator;
2ª vezes = uma falta coletiva + um cartão azul para o jogador reincidente na infração.
Do jogo
Art. 4 – Conforme aprovado entre os dirigentes de equipes a barreira dos jogos será feita com a distância de 7 metros.
1º PARÁGRAFO – Fica estabelecido ainda que, após a décima falta coletiva, a equipe infratora será punida com um tiro livre direto (sem barreira). O local da cobrança será a três metros da marca da grande área ou ainda do local da infração, ficando a decisão a critério da equipe, mas lembrando de que a distância entre a bola e o goleiro será de, no mínimo, sete metros.
Art. 5 As partidas terão a duração de 50 minutos, divididos em dois períodos de 25 minutos, com intervalo de 5 minutos entre os dois períodos.
Art. 6 – As formações dos times são de nove (9) jogadores, um dos quais é o goleiro.
Art. 7 Todos os atletas aptos a jogar tem que estar obrigatoriamente relacionado na ficha de inscrição do seu time, que foi entregue no Sindicato dos Bancários do Acre.
§ 1° Não haverá limites para substituições, podendo o atleta que for substituído retornar ao jogo.
§ 2° O substituto entrará no campo de jogo unicamente pela linha central e durante uma interrupção do jogo, devidamente autorizado pelo árbitro.
Art. 8 O jogo não se iniciará se uma das equipes não estiver em campo com 5 (cinco) jogadores prontos para jogar. Após 15 minutos da hora prevista para o início, a equipe faltosa perderá o jogo por 3×0.
Art. 9 Se, durante uma partida, o número de jogadores de uma equipe foi inferior a 5 (cinco), o confronto será dado por encerrado e a equipe infratora da regra perderá o jogo.
Art. 10 As faltas de campo serão punidas das seguintes formas:
- a) 02 (dois) Cartões Amarelos – O jogador levará um cartão azul, e será automaticamente substituído, não podendo mais voltar a jogar nessa partida.
- b) Cartão vermelho – O jogador é expulso da partida e não pode ser substituído.
Art. 12 O atleta expulso (cartão vermelho) de uma partida terá que cumprir suspensão automática de uma partida, independentemente da fase.
Art. 13 O uniforme é o mesmo do Futebol Association, sendo que e o goleiro pode jogar de agasalho completo (macacão), de cor diferente do uniforme dos demais jogadores e da arbitragem. O calçado é a chuteira de cravos de borracha ou a chuteira apropriada para futebol society, não podendo ser utilizado pelo jogador chuteira de tarracha ou jogar descalço.
Art. 14 A bola será a mesma do futebol de campo oficial, sendo a sua marca determinada pela Coordenação Técnica.
Art. 15 A equipe vencedora de cada partida receberá 03 pontos. Em caso de empate, cada equipe receberá 01 ponto.
Art. 16 Sistema de disputa
1º PARÁGRAFO – Fica estabelecido que as quatro equipes jogarão entre si dentro de um único grupo, classificando-se as quatro (04) melhores a decisão do torneio. O Primeiro joga contra Quarto e o Segundo contra o terceiro.
- Haverá a disputa de 1 e de 3 lugar do Campeonato.
2º PARÁGRAFO – Se 02 (duas) ou mais equipes finalizarem a primeira fase com o mesmo número de pontos ganhos, a coordenação usará os seguintes critérios para indicar o classificado e o ranqueamento à segunda fase da competição.
- a) Maior números de vitórias;
b) Maior saldo de gols;
c) Confronto direto;
d) Gols pró;
e) Menor número de cartões de cartões (vermelhos e amarelos)
f) Sorteio 17 – Semifinais e finais
Caso haja empate durante o tempo normal na disputa da semifinal e final, haverá prorrogação de dez (10) minutos, divididos em dois (2) períodos de cinco (5) minutos cada um, sem intervalo para descanso. Persistindo o empate, a decisão será por pênaltis, cobrando-se uma série de três (3) tiros livres para cada equipe, alternadamente por atletas de equipes diferentes. Registrando-se um novo empate, serão batidos, alternadamente, tantos pênaltis quantos forem necessários para indicar o vencedor.
Art. 18 – Disciplina
1º PARÁGRAFO – O jogador e/ou equipe, que promover atos de indisciplina, seja agressão de natureza física e/ou moral contra os adversários, coordenação do evento, árbitros, mesários e/ou seus companheiros de equipe, poderá ser punido, após o julgamento pela Comissão Disciplinar.
Art. 19 – Recursos
As equipes que quiserem impetrar algum recurso contra determinada equipe terão prazo de 72 horas após o apito final do árbitro.
Art. 20 – Árbitros
Os árbitros escolhidos para trabalharem na realização da VIII Copa Bancária de futebol Soçaite pertencem ao quadro do Sindicato dos Árbitros do Acre.
PARÁGRAFO PRIMEIRO: as equipes não poderão vetar arbitragem.
Art. 21 – Julgamento
Os casos excepcionais a este regulamento serão julgados por uma comissão disciplinar, que será composta por nomes ainda em aberto.
Art. 22 – Premiação
1º PARÁGRAFO – Serão premiados os primeiros colocados (campeão, vice-campeão e terceiro lugar ) com troféus e medalhas padronizadas. O artilheiro e o melhor goleiro da competição receberão medalhas.
RAIMUNDO CORDEIRO DE SÁ
DIRETOR DE ESPORTE DO SEEB/AC