RETROSPECTIVA 2013 DO SINDICATO DOS BANCÁRIOS DO ACRE

Ano de 2013 está prestes a finalizar. Foram dias difíceis, mas produtivos para os trabalhadores, apesar de uma derrota aqui e outra ali. Resistimos à aprovação do PL 4330, projeto lei que legaliza e precariza o trabalho no país. O povo foi à rua para dar um basta na política mesquinha e reivindicar melhores condições, seja nas áreas de saúde, segurança e educação.

Retrospectiva 2013

Nesta edição do Manifesto Bancário, especial de fim de ano, buscamos fazer um filtro de nossas atividades sindicais. Mostrando nossos avanços na luta dos trabalhadores bancários que proporcionaram a garantia de nossos direitos e novas conquistas. A retrospectiva dedica ainda boa parte de seus textos para vitoriosa greve deste ano, a maior das duas últimas greves com mais de 12 mil unidades paralisadas. Também faz um resumo das mobilizações, assim como as constantes visitas ao interior do Estado. Neste resumo de nossas atividades não poderíamos deixar de citar a participação dos bancários locais no calendário nas atividades diárias orientadas pela Confederação dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (CONTRAF-CUT). Por fim, ainda registramos algumas linhas para nossas atividades esportivas. Portanto, o ano termina, mas com perspectiva de novos enfrentamentos a classe trabalhadora está aberta. O ano novo será eleitoral e de Copa do Mundo, onde o Brasil será país sede. Portanto, todos nós precisamos vigiar as manobras do capital para não sermos surpreendidos.

JANEIRO

Sindicato elege delegados nas unidades da Caixa, BB e Banco da Amazônia

As eleições de delegados sindicais da base dos municípios acreanos iniciaram na primeira quinzena de janeiro, com a visitada da direção do Sindicato dos Bancários do Acre aos filiados do Vale do Juruá, Envira, além do Vale do Iaco [Manuel Urbano e Sena Madureira]. Neste período foram escolhidos 12 delegados sindicais que irão fortalecer a luta dos trabalhadores do ramo financeiro nos municípios acreanos. O processo eleitoral depois ocorreu no Vale do Acre, precisamente nas cidades de Brasiléia, Epitaciolândia, Assis Brasil, Xapuri e Plácido de Castro, totalizando 20 delegados.

FEVEREIRO

Bradesco é condenado no Acre a pagar indenização trabalhista de R$ 1 milhão

Bradesco é condenado a pagar indenização

A 4ª Vara do Trabalho de Rio Branco, no Estado do Acre, condenou, no mês de fevereiro, o Banco Bradesco S/A ao pagamento de indenização de R$ 1 milhão à mãe de um ex-bancário que morreu em serviço, quando transportava valores para abastecer um posto de atendimento em Porto Acre. Além da condenação por dano moral, o banco ainda é obrigado a pagar à herdeira as férias indenizadas acrescidas de 1/3, 13º salário proporcional, horas extras e reflexos, multa do §8º do artigo 477 da CLT.

Bancários rejeitam plano de funções imposto pelo BB

Sindicato orienta os trabalhadores a não assinar nenhum documento a respeito do plano de funções Indignação e a revolta contra a imposição do plano de funções do Banco do Brasil estão presentes no olhar de cada bancário da instituição atingido pela medida unilateral.

MARÇO

Santander: Sindicato se reúne com superintendente para solucionar problemas

Durante a manhã do dia 02 de março, a diretoria do Sindicato dos Bancários do Acre, representada pelo presidente Edmar Batistela, assim como pelos diretores Marcos Bezerra e Janine Lira, estiveram reunidos com o superintende do Banco Santander Wilson Junior. O teor da conversa eram alguns problemas que esta entidade sindical teria constatado na unidade bancária.

Sindicato dos Bancários faz homenagem às mulheres

SEEB-AC homenageia as mulheres

O Sindicato dos Bancários do Acre prestou homenagem às bancárias às vésperas do Dia Internacional da Mulher. Os diretores sindicais estiveram durante a manhã do dia 07 de março, prestando homenagens às companheiras de todas as instituições públicas e privadas com entregas de rosas e cartões.

Sindicato promove encontro de delegado e formação sindical

Dias 22 e 23 de março, no auditório do Hotel Guapindaia/ Praça Centro, o Sindicato dos Bancários do Acre estará realizando V Encontro de Delegados Sindicais e o III Encontro de Formação. A atividade é uma forma encontrada pela direção do Sindicato dos Bancários do Acre para reorganizar a categoria para embates futuros: como campanha salarial e outras demandas de interesses dos associados

ABRIL

Sindicato tira delegado para o 24º Congresso dos Funcionários do BB

A Contraf-CUT, assessoradapela Comissão de Empresa dos Funcionários do Banco do Brasil, realiza o 24º Congresso Nacional dos Funcionários do BB, nos dias 17, 18 e 19 de maio, no Hotel Holliday Inn, em São Paulo. O evento definiu a pauta específica de reivindicações dos trabalhadores do BB. A escolha de delegado na base territorial do Acre ocorreu dia 18 de abril. O delegado eleito: Edvaldo Almeida (Neném) e Maria Goreth (suplência).

Economiários acreanos escolhem delegados para 29º Conecef

Os empregados da Caixa Econômica Federal no Acre realizaram, dia 18 de abril, o IV Encontro Estadual. Durante o evento, os bancários discutiram e levantaram questões específicas que serão encaminhadas ao 29º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa (Conecef), nos dias 17, 18 e 19 de maio, no Hotel Holiday Inn, em São Paulo. De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários do Acre, Edmar Batistela o debate foi importante para a construção da pauta de reivindicação da próxima Campanha Salarial. No encontro, também foram escolhidos os delegados à 29ª edição do CONECEF. Os representantes serão: Jorge Nicheli, Eudo Rafael e Isper Abrahim.

Bancários do HSBC paralisam agência por 24 horas

Banco HSBC

Os bancários da agência Rio Branco do HSBC realizaram dia 18 de fevereiro, um Dia Nacional de Luta contra as demissões praticadas no país pelo banco inglês. Os trabalhadores também lutam por melhores condições de trabalho e cobram respeito e valorização profissional. De acordo com o presidente do Sindicato dos Bancários do Acre, Edmar Batistela, a mobilização tinha como objetivo alertar os clientes contra o descaso do banco. Os dirigentes sindicais distribuíram uma carta aberta para explicar os motivos dos protestos e pedir o apoio da clientela

Bancários do Santander cruzaram os braços por um dia na capital acreana

O Sindicato dos Bancários do Acre paralisou, dia 10 de abril, por 24 horas, as agências do banco Santander. O ato era uma orientação da Confederação dos Trabalhadores em Ramo Financeiro (Contraf-CUT) e reivindicava mais contratações, fim das metas abusivas, combate ao assédio moral, melhores condições de saúde, segurança e trabalho, igualdade de oportunidades e valorização dos aposentados.

SEEB/AC lança campanha de valorização dos funcionários do Itaú

Ao som da letra “Esse Cara Sou Eu”, do cantor e compositor RobertoCarlos, foi dada, na manhã do dia 18 de abril a largada da campanha de valorização dos funcionários do Itaú Unibanco. O ato de lançamento ocorreu na agência principal da instituição, centro de Rio Branco, onde a diretoria do Sindicato dos Bancários do Acre, além de entregar o jornal “Itaunido”, explicou aos clientes e usuários as péssimas condições de trabalho no Itaú e o descaso da direção do banco em resolver os problemas.

Sindicato dos Bancários realiza protesto no BB

SEEB-AC realiza protesto no BB

O Sindicato dos Bancários do Acre (SEEB-AC) e funcionários do Banco do Brasil realizam ato de protesto dia 30 de abril na agência Centro, em Rio Branco. O ato foi uma decisão retirada pelos funcionários do BB presentes em assembleia realizada na última quarta-feira (24) na sede do Sindicato dos Bancários. O protesto ocorreu na agência Centro, uma das maiores do Estado, contará com carro de som e distribuição aos funcionários da Revista O Espelho.

Marcos e Márcio Nogueira conquistam a IV Copa Bancária de Dominó

Com a participação de oito duplas, ocorreu no último sábado do mês de abril, no bar da piscina AABB/Rio Branco, a disputa da IV Copa Bancária de Dominó. O torneio serviu para abrir o calendário de atividades esportivas do Sindicato dos Bancários do Acre. Numa final acirrada, os irmãos Marcos e Márcio Nogueira (Bradesco) derrotaram, na decisão, Romário e Marcus Vinícius, dupla do Banco do Brasil. Os campeões conseguiram a virada somente nas últimas sentadas de pedras, superando uma vantagem de 80 pontos dos adversários.

MAIO

Batistela participa do Encontro Nacional dos Funcionários do HSBC

Após três dias de debates, o Encontro Nacional dos Funcionários do HSBC terminou dia 17 de maio, em Curitiba com a aprovação da pauta de reivindicações específicas, que tem como prioridades a defesa do emprego e as condições de. trabalho, e com um ato de protesto em frente do Palácio Avenida, sede do banco inglês no Brasil, contra a política de recursos humanos da empresa e contra as demissões.

Campanha de Valorização obtém calendário de reuniões com Bradesco

Em negociação ocorrida dia 28 de maio com a Contraf- -CUT, federações e sindicatos, o Bradesco apresentou um calendário prévio para aprofundar os debates sobre temas que compõem a pauta específica de reivindicações da Campanha Nacional de Valorização dos Funcionários. Temas como, reabilitação profissional, parcelamento do adiantamento de férias e do vale-cultura estão previstos para serem debatidos com o banco nos dias 6, 14 e 19 de junho, respectivamente. O Plano de Cargos e Salários (PCS) e o auxílio educação também foram ressaltados pelos dirigentes sindicais durante a reunião.

JUNHO

Super do Basa barra participação de dirigentes em atividade do Sindicato

Surpe Basa barra a participação de dirigentes

A atual superintendência do Banco da Amazônia no Acre já não nos surpreende com mais nada. A falta de respeito para com os colegas não para por aí. No mês de junho o administrador proibiu a participação de alguns colegas no curso de Formação Sindical de base e Encontro Estadual de Delegados Sindicais, ocorrido no mês de abril pelo Sindicato.

Bancários acreanos querem reajuste salarial de 9,5%

Bancários querem reajuste salarial

A consulta nacional dos bancários, realizada no mês de junho pelo Sindicato dos Bancários do Acre e orientada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Ramo Financeiro (CONTRAF-CUT), apontou que os bancários acreanos querem aumento real de salário. O índice reivindicado por 69,07% varia de 5,1% a 10%. Outros 29,93% da categoria querem reajuste salarial acima de 10%. Foram ouvidos na consulta 304 bancários, sendo que as funções de técnico bancário (44,74%) e caixa (17,77%) predominaram, seguido da função de assistente. 87,50%% são filiados ao Sindicato e 59,22 % é do sexo masculino. A pesquisa aponta ainda que 72% têm menos de 10 anos de banco (49% menos de 5 anos de tempo de serviço).

BB: Sindicato apura denúncia no programa TAO

No início do mês de junho, o Sindicato dos Bancários do Acre recebeu reclamações dos funcionários do Banco do Brasil a respeito do TAO (Programa de Talento e Oportunidade), onde um colega teria sido favorecido pela nomeação por ter algum parentesco ou QI.

Assédio moral continua visível na Caixa

Assédio continua visivel nas agências do Acre

No mês de junho o clima organizacional da agência Rio Branco da Caixa Econômica Federal anda de mal a pior. Tudo isso por conta da administração truculenta da gestora da unidade. Nos últimos meses, a diretoria do Sindicato dos Bancários do Acre tem recebido não uma, mas várias denúncias de colegas a respeito do tratamento dispensado pela gestora.

Sindicato realiza Dia Nacional de Luta na Caixa

Paralisação na Caixa Econômica

Distribuição de panfletos, discursos inflamados, aplausos e cobertura da imprensa deram o tom do Dia Nacional de Luta na Caixa Econômica Federal, atividade realizada na segunda quinzena do mês de junho em Rio Branco e demais cidades do país. Orientada pela Confederação Nacional dos Trabalhadoresdo Ramo Financeiro (Contraf/CUT), após decisão aprovada no mês de maio durante o 29º Congresso Nacional dos Empregados da Caixa (Conecef), o protesto teve como objetivo dizer não ao caos nas agências e postos de atendimento da instituição em todo o país.

JULHO

Definida a pauta de reivindicação dos funcionários do Banco da Amazônia

Os empregados e empregadas do Banco da Amazônia estiveram reunidos em seu 5º Congresso Nacional, ocorrido dia 15 de junho, no hotel Golden Tulip, em Belém. O encontro definiu a minuta de reivindicações para a Campanha Nacional 2013, a qual referenda a minuta do ano passado com diversos adendos em relação à remuneração, emprego, saúde e condições de trabalho. Bancários e bancárias do Pará, Amapá, Rondônia, Roraima, Acre, Brasília, Maranhão estiveram no evento e trouxeram importantes contribuições de seus Estados para os debates e construção da minuta.

Sindicato faz visita ao Vale do Juruá

Visita ao Juruá

Dando prosseguimento ao calendário de visita às unidades bancárias dos municípios acreanos, a diretoria do Sindicato colocou, no mês de julho, o pé na estrada e rodou quase 1,5 mil quilômetros. O presidente Edmar Batistela e os diretores Mário César Diniz, Jorge Nicheli e Ezequiel Drumont percorreram entre os dias 24 e 27 de junho, as agências bancárias das cidades de Feijó, Tarauacá, Rodrigues Alves, Mâncio Lima e Cruzeiro do Sul.

Contraf-CUT retoma negociações com Santander e cobra fim das demissões

Após mais de quatro meses, a Contraf-CUT, federações e sindicatos retomaram dia 04 de julho o processo de negociações com o Santander, durante o Comitê de Relações Trabalhistas (CRT), em São Paulo. A última reunião tinha sido realizada no dia 27 de fevereiro. O fim das demissões foi a principal cobrança feita pelos dirigentes sindicais. A pauta específica de reivindicações, aprovada no Encontro Nacional dos Funcionários e entregue ao banco no dia 26 de junho, não chegou a ser debatida, frustrando a expectativa de todos.

CUT e centrais sindicais realizam dia nacional de lutas

Dia nacional de luta

A CUT e demais centrais sindicais foram às ruas dia 11 de julho, no Dia Nacional de Lutas, para defender a pauta da classe trabalhadora. Em Rio Branco, trabalhadores estiveram concentrados na frente do Palácio Rio Branco e Assembléia Legislativa. O ato público transcorreu de forma pacifica, com palavra de ordem por mudanças na política brasileira, assim como respeito à classe trabalhadora. Acre, além de melhores condições de trabalho, mais contratações, fim das metas abusivas é sem dúvida, o arquivamento da PEC 4330, projeto Lei que legaliza a terceirização no país.

Sindicato prepara ações judiciais contra o Banco da Amazônia

O Sindicato dos Bancários do Acre comunica a seus associados do quadro do Banco da Amazônia, na função de supervisor de atendimento, que estará entrando com processo coletivo contra o banco, onde solicita o pagamento de duas horas extras ao dia dos últimos cinco anos trabalhados, bem como a redução da carga horária e sem redução de salários aos empregados pleiteantes a ação.

Basa/BB Interior conquista XXI Copa Bancária de Futsal

Invicto, o Banco da Amazônia/BB Interior conquistou, dia 13 de julho, no ginásio bancário da AABB, o título da XXI Copa Bancária de Futsal, ao derrotar a Caixa Econômica Federal, por 5 a 1. Ronaldo (2), Dorival (2) e Roberval marcaram para o time campeão, enquanto Richard descontou para a Caixa. A XXI Copa Bancária de Futsal é uma competição organizada pelo Sindicato dos Bancários do Acre, com apoio da Lei de Incentivo (Loja Sportiva), AABB e Federação Acreana de Futsal (Fafs).

15ª Conferência dos Bancários aprova reivindicações da Campanha 2013

A 15ª Conferência Nacional dos Bancários aprovou na plenária final, realizada neste domingo 21 em São Paulo, a estratégia, o calendário e a pauta de reivindicações da Campanha 2013, que terá como eixos centrais reajuste de 11,93% (inflação projetada do período mais aumento real de 5%), valorização do piso salarial no valor do salário mínimo calculado pelo Diesse (R$ 2.860,21), defesa do emprego, fim da terceirização e combate às metas abusivas e ao assédio moral. A pauta de reivindicações será entregue à Fenaban no dia 30 de julho.

Caixa irá contratar mais 9.823 bancários

Caixa Econômica no Acre

O Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Dest), vinculado ao Ministério do Planejamento, autorizou a Caixa Federal a ampliar o quadro de pessoal em mais 9.823 trabalhadores nos próximos dois anos. Segundo a portaria nº 14, de 16 de julho de 2013, publicada no Diário Oficial da União desta quarta 17, o banco pode contratar mais 4.850 empregados em 2014 e outros 5.023 em 2015. O limite de empregados estabelecido para 2013 é de 102.049.

AGOSTO

Primeira rodada entre Comando Nacional e Fenaban será nos dias 8 e 9

Acontece na próxima quinta e sexta-feira, dias 8 e 9, a primeira rodada de negociação do Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT, com a Fenaban, em São Paulo. Nessa primeira etapa, será discutido o bloco de reivindicações sobre condições de trabalho, que envolve saúde do trabalhador, fim das metas abusivas e do assédio moral, e segurança bancária.

Banco do Brasil e Caixa: caos em agências no interior

A Campanha Salarial dos Bancários ainda não chegou às ruas, mas a diretoria do Sindicato está dentro das unidades, entregando jornais e chamando os companheiros para participar das atividades orientadas pelo Sindicato. No início da semana, a diretoria do Sindicato esteve dividida em três grupos para visitar as unidades de Assis Brasil, Brasiléia, Xapuri, Epitaciolândia, Plácido de Castro, Senador Guiomard e Sena Madureira.

Sindicato realiza reunião com superintendente do Banco do Brasil

O Sindicato dos Bancários do Acre, representado pelos diretores Deborah Fernanda e Jorge Nicheli, esteve reunido com o superintendente do Banco do Brasil nesta terça-feira, dia 06 de agosto, para junto à administração apresentar problemas identificados pelo SEEB/AC em visitas realizadas às agências do interior e capital. Dentre os assuntos debatidos estão falta de funcionários, TAO, horas extras, terceirização, precariedade de agências e Campanha Salarial.

Sindicato faz reivindicações ao superintendente da Caixa

No início da semana, a diretoria do Sindicato voltou à mesa de diálogo com o superintendente da Caixa Econômica Federal Anacleto Grosbelli. O assunto principal da pauta não fugiu do tema condições de trabalho de algumas unidades da Caixa em território acreano. O encontro contou com a participação dos diretores Jorge Luiz Nicheli, Edmar Batistela, Ezequiel Souza Drumond, Debora Fernanda e Nilton Ademir do Nascimento. Ciente da responsabilidade, o presidente do Sindicato Edmar Batistela pediu providência na melhoria dos espaços reduzidos das unidades de Brasiléia, Senador Guiomard e Assis Brasil.

Com humor e criatividade, Bancários lançam Campanha Salarial

lançamento campanha salarial

Os bancários acreanos lançaram, na manhã desta quarta-feira (21), na Praça Povos da Floresta, a Campanha Salarial 2013. O lançamento contou com a presença de dezenas de bancários, lideranças sindicais, assim como a entrega de panfleto, pirulitos, cachorro quente e o show do “Palhaço Rufino”, que retratou muito bem o dia-a-dia dos bancários dentro de uma unidade, os quais são pressionados por metas abusivas, além da extrapolação das horas trabalhadas e entre outras.

TRT-14 condena Bradesco por submeter empregado a transportar valores

A 2ª Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região condenou o Bradesco em R$ 500 mil por dano moral e indenizar honorários advocatícios em 20%, após ter exposto a riscos o seu empregado, que transportava valores sem o devido treinamento e foi vítima de assalto com arma de fogo em Rio Branco.

Café da manhã oferecido pelo sindicato marca Dia do Bancário na capital acreana

Especial dia do Bancário

Com recorde de presentes, um café de manhã marcou nesta quarta-feira, no salão de festa do Hotel Pinheiro, as comemorações alusivas ao Dia do Bancário na capital acreana. Com a categoria já em negociação de dissídio coletivo, um grande número de bancários atendeu o chamamento da direção do Sindicato e prestigiou as atividades que contou com sorteio de camisetas e jantares. Na avaliação do presidente do Sindicato dos Bancários do Acre, Edmar Batistela, o comparecimento da categoria mostrou apenas a disposição de luta na campanha salarial, caso a Fenaban não apresente uma proposta global no próximo dia 05 de setembro que venha contemplar as reivindicações da categoria, explica ele.

Bancários protestam e pedem arquivamento do PL 4330

A sexta-feira começou com o Dia de Luta e Protesto na porta do Banco da Amazônia, agência Metro, localizada no bairro da Estação Experimental. Na pauta do protesto estava a PL 4330, projeto lei que legaliza a terceirização no país, com data para ser votado no Congresso Nacional na primeira quinzena de setembro. Os trabalhadores reivindicam ainda o fim do fator previdenciário, a redução da jornada de trabalho para 40 horas semanais.

SETEMBRO

Sindicato dos Bancários faz visita ao município de Cruzeiro do Sul

czs

O Sindicato dos Bancários do Acre, representado por seus diretores, Deborah, Jorge Nichelli, Cezar e Nilton, esteve no Vale do Juruá entre os dias 27 e 31 de agosto, para mobilizar, conscientizar, ouvir e ainda confraternizar com @s bancári@s daquela região pelo Dia d@ Bancári@, dia 28. Uma semana marcada por debates, informações e mobilizações junto aos companheiros e companheiras daquela região.

Fenaban insulta com 6,1% de reajuste salarial e bancários podem ir à greve

Na reunião entre o Comando Nacional dos Bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), realizada hoje, em São Paulo não houve surpresas. Os banqueiros e o governo apresentaram uma proposta que não atende em nada aos interesses dos trabalhadores bancários. Até mesmo o índice de reajuste oferecido (6,1%) ficou abaixo da inflação do período (projetada em 6,6%), o que provoca perda salarial, isso mesmo diante do aumento galopante dos lucros dos bancos. Também não apresentaram soluções para os demais itens da extensa pauta de reivindicações da categoria.

Presidente da Federação Trabalhadores em Empresas de Crédito /CN visita o Acre

presidente fetec

O presidente da Federação Trabalhadores em Empresas de Crédito do Centro Norte dos Bancários (FETEC/CN), José Avelino, desembarca na madrugada desta sexta-feira na capital acreana para prestigiar a disputa dos Jogos Regionais dos empregados da Caixa, competição que será disputa no período de 12 a 15 deste mês em Rio Branco. José Avelino irá aproveitar a oportunidade para fortalecer a campanha salarial dos bancários. O dirigente tem agendado visita há algumas agências locais, assim como uma entrevista ao vivo no programa “Comando Geral”, noticiário na Rádio Eco Acre FM 106,5, no quadro “Boletim Bancário”.

Acre fica em 2º nos Jogos Regionais da Caixa

O Acre ficou com a segunda colocação geral na 5ª edição Jogos Regionais do Norte (Rio Branco 2013), realizado entre os dias 12 e 15 de setembro, no complexo esportivo do Sesi, pela Associação do Pessoal da Caixa no Acre (APCEF/ AC) e Federação das Associações de Pessoal da Caixa (Fenae). O Estado somou 340 pontos na classificação final, sendo superado apenas pelo Amazonas, que alcançou 564 pontos. Atrás do Acre ficaram Rondônia (288 pontos), Pará (234), Roraima (222) e Amapá (70). Ao todo, mais de 400 atletas participaram da competição, que é realizada a cada dois anos, intercalada com a edição dos Jogos Nacionais, organizado pela Fenae. Das 35 provas disputadas, os atletas acreanos subiram ao pódio em 25. Foram conquistadas quatro medalhas de ouro, sete de prata e 14 de bronze.

Greve bancária começa forte neste primeiro dia na capital Rio Branco

O primeiro dia de greve nacional dos bancários começou forte e com centenas de adesões na capital e demais municípios acreanos. Unidades de bancos públicos e privados amanheceram bastante adesivadas com faixas e cartazes de greve. A paralisação é uma resposta à propôs dos ta patronal apresentada dia 12 de setembro pela Fenaban de reajuste de 6.1%. Os bancários fecharam pelo menos 6.145 agências e centros administrativos de bancos públicos e privados em 26 estados e no Distrito Federal no primeiro dia da greve nacional da categoria por tempo indeterminado.

Greve bancária fecha três agências do Banco Bradesco em Rio Branco

bradesco

O segundo dia de greve bancária foi marcado pelo fechamento das três unidades do Bradesco na capital Rio Branco. O ato que não ocorria há quase dez anos. Cedo da manhã, grevistas estavam na porta das três unidades banco, esclarecendo clientes e usuários a respeito da paralisação da categoria. Muitos clientes foram favoráveis à paralisação e ainda engrossaram o coro das reivindicações da categoria, solicitando a contratação de novos funcionários.

Gestor do Banco da Amazônia Tarauacá ameaça grevistas de cortar ponto

Se não bastasse a forma autoritária da direção do Banco da Amazônia com seus funcionários, esta forma arrogante parece que está se ramificando pelo território acreano. Na unidade de Tarauacá, essa forma desrespeitosa vem sendo disseminada por alguns gestores, onde o objetivo é enfraquecer o movimento grevista em andamento com práticas antisíndicas.

Gerente do Banco da Amazônia em Brasiléia nega banheiro e água para grevistas

Na cidade de Brasiléia, localizado a 230 km de Rio Branco, o gerente do Banco em Brasiléia proibiu os funcionários do Banco da Amazônia de entrarem no interior da unidade durante o período de greve, assim não podendo usar o banheiro ou tão pouco o bebedouro de tomar água.

Bancários realizam manifesto pelas ruas do município de Cruzeiro do Sul

GREVE EM CZS

Das agências bancárias de Cruzeiro do Sul, 3 já aderiram à greve, apenas o Bradesco ainda continua com os trabalhos. Nesta manhã de terça-feira (24), os servidores da Caixa Econômica Federal, Banco da Amazônia e Banco do Brasil saíram em protesto pelas principais ruas de Cruzeiro do Sul (AC). Durante a reivindicação os bancários realizaram uma parada na frente do Banco Bradesco, convidando os colegas de classe para também aderirem à greve.

OUTUBRO

Greve bancária paralisa quase 70% das unidades no Acre

6 dia greve caixa

 

Sem resposta da federação dos bancos (Fenaban) em relação ao documento enviado pelo Comando Nacionala categoria bancária entrou nesta terça 1º de outubro em seu 13º dia de greve por tempo indeterminado. A única proposta feita pelos bancos, em 5 de setembro, foi de reajustar salários, piso e vales refeição e alimentação em 6,1%, sem aumento real. O índice foi rejeitado em assembleias realizadas em todo o país, as mesmas que aprovaram o início da greve no dia 19 de setembro.

No 12º dia de greve, bancários fazem campanha de arrecadação de alimentos

Sem qualquer negociação agendada entre o comando nacional dos bancários e a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), mais uma semana começa com as agências bancárias fechadas em Cruzeiro do Sul. A maior paralisação do setor, que chega hoje ao 12º dia, mantém a população dependente apenas dos caixas de autoatendimento, casas lotéricas e os bancos populares. Os grevistas estão arrecadando alimentos nas proximidades do Banco da Amazônia (Basa).

Greve arranca reajuste de 8% e bancos recuam sobre dias parados

Após mais de 16 horas de tensas negociações, a Fenaban apresentou ao Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT, nesta sexta-feira 11 uma nova proposta elevando para 8,0% (aumento real e 1,82%) o índice de reajuste sobre os salários e as verbas, para 8,5% sobre o piso salarial (ganho real de 2,29%) e 10% sobre o valor fixo da regra básica e sobre o teto da parcela adicional da PLR (Participação nos Lucros e Resultados). A proposta também eleva de 2% para 2,2% o lucro líquido a ser distribuído linearmente na parcela adicional da PLR.

Maioria das assembleias aprova proposta de 8% e encerra greve nacional

Assembléia de aprovação da proposta 2013

Seguindo orientação do Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT, a grande maioria das assembleias realizadas nesta sexta-feira 11 em todo o país aprovou a proposta da Fenaban, assim como os acordos específicos do Banco do Brasil e da Caixa, encerrando a maior greve da categoria nos últimos 20 anos, com 23 dias de duração.

Assembleia aprova fim da greve nos privados, Caixa e BB, mas mantêm no Banco da Amazônia

Na manhã desta segunda-feira (14), concentrados na Praça Povos da Floresta, bancários, em assembleia, aprovaram o fim da greve nas unidades dos bancos públicos privados. No entanto, paralisação prossegue nas unidades do Banco da Amazônia. Em negociação específica ocorrida na sexta-feira (11) com a Contraf-Cut, Sindicato dos Bancários do Pará e Fetec Centro-Norte, em Belém, o Banco da Amazônia apresentou proposta insuficiente para a pauta específica de reivindicações dos funcionários, assim com a greve entrando no 25º dia de paralisação. Com a continuidade da greve, nove unidades do Banco da Amazônia continuaram com suas portas fechadas ao público. A greve nacional dos bancários fechou mais de doze mil unidades em todo país, sendo que 38 delas no território acreano. A paralisação foi a maior das últimas duas décadas.

Na busca de estreitar os laços de amizades e cooperação na área sindical, o Sindicato dos Bancários do Acre (SEEB- -AC) recebeu, na manhã desta quinta-feira, uma comitiva do Sindicato Unitário Del Banco de La Nacion do Peru. Chefiada por Roberto Fredy Bravo Gutierrez, subsecretário do sindicato peruano, a comitiva ainda contava com a presença de mais quatro dirigentes: Fabian Jesus Alvarado Aliaga, Marisol Stefanny Clavijo Quino, Carlos Diaz Camargo e Carmen Rosa Eyzaguirre Menendez.Um café da manhã foi oferecido à comitiva peruana e aos demais dirigentes sindicais presentes ao encontro. Os deputados Jonas Lima (PT), Liras Morais (PEN) marcaram presença e deixaram claro o apoio à luta dos trabalhadores do ramo financeiro dos dois países.

Contraf-CUT assina com a Fenaban acordo que traz ganho real pelo 10º ano

Depois de muita luta e mais de três semanas de greve, o Comando Nacional dos Bancários assinou na sexta-feira 18 a Convenção Coletiva de Trabalho com a Fenaban. O acordo prevê ganho real de salário, valorização do piso e a inclusão de novas cláusulas sociais. Também na sexta-feira ocorreu a assinatura dos acordos específicos com a Caixa e o Banco do Brasil. Entre os presente para a assinatura do acordo esteve o presidente do Sindicato dos Bancários do Acre, Edmar Batistela, membro do Comando Nacional. O dirigente analisa que as conquistas deste ano foram frutos da forte greve nacional da categoria que paralisou mais de 12 mil e a aproveita para parabenizar cada bancário envolvido na mobilização.

Contraf-CUT garante PCR maior para bancários em negociação com Itaú

Em negociação específica realizada nesta quinta-feira (17), a Contraf-CUT, federações e sindicatos, assessorada pela Comissão de Organização dos Empregados (COE), garantiu o valor total de R$ 4.030 para a Participação Complementar nos Resultados (PCR), para o período de 2013 e 2014 aos funcionários do Itaú. A primeira parcela, de R$ 1.950 será paga no dia 28 próximo, junto com a antecipação da PLR. O acordo representa um reajuste de 8,33% no valor pago em 2012 que foi de R$ 1.800. O valor a ser creditado em 2014 será de R$ 2.080, o que significa um reajuste de 6,67% sobre o montante de 2013.

BB Estação: Agência vive um abandono total

Banco do Brasil- Agencia na Estação Experimental

Lamentavelmente uma das mais antigas unidades do Banco do Brasil, na nossa cidade, está totalmente abandonada pela superintendência local, no aspecto de INSTALAÇÕES. A unidade, originada do antigo Banco do Estado do Acre (Banacre), não possui condições físicas de atendimento adequado e sequer condições mínimas para o trabalho de seus funcionários, que tentam a todo custo e esforço sobre humano prestar serviços bancários de qualidades para clientes e usuários.

Segurança Bancária: Por força da Lei, Itaú recoloca porta de segurança

Depois de notificado e multado neste ano pela Polícia Federal, a agência do Itaú Unibanco, centro de Rio Branco, teve que cumprir a Lei Municipal de Segurança Bancária e, assim, reativar sua porta giratória com detector de metal. O retorno da porta giratória é fruto da luta do Sindicato dos Bancários do Acre, após articular a aprovação da Lei de Segurança Bancária, projeto apresentado pelo ex-vereador Vieira (PPS).

Bancários do Pará e Acre encerram greve no Banco da Amazônia

A maioria dos empregados e empregadas do Banco da Amazônia aprovou em assembleia realizada na tarde desta terça-feira (22), em Belém, e na manhã da quarta-feira, em Rio Branco, a proposta apresentada pelo banco. Mesmo com a orientação do Sindicato dos Bancários do Pará, da Contraf-CUT e da Fetec-CUT Centro Norte de que a proposta deveria ser rejeitada por não dar garantias aos trabalhadores, sobretudo em relação à PLR, a mesma foi aprovada em Belém (PA) no 34º dia de greve na instituição.

CCV do Banco do Brasil tem novo acordo favorável aos bancários

Após intensa greve nacional da categoria, os bancários passam a celebrar uma série de conquistas, entre elas destaca- se uma referente à pauta específica do Banco do Brasil sobre a Comissão de Conciliação Voluntária (CCV). A partir de agora, não há mais a necessidade de suspender as ações judiciais referentes à 7ª e 8ª horas, quando houver adesão a CC.V

NOVEMBRO

Grupo de trabalho sobre adoecimento de bancários será instalado no dia 7

O Comando Nacional dos Bancários, coordenado pela Contraf-CUT e assessorado pelo Coletivo Nacional de Saúde do Trabalhador, se reúne na próxima quinta-feira, dia 7 de novembro, com a Fenaban, em São Paulo, para instalar o grupo de trabalho bipartite sobre o adoecimento da categoria. Também será discutido a melhoria do programa de combate ao assédio moral.

Sindicato dos Bancários faz visitas aos vales do Envira e Juruá

No mês de novembro, a diretoria do Sindicato dos Bancários do Acre, retornou as visitas às unidades dos municípios acreanos. A viagem começou na tarde de domingo com destino a cidade de Feijó, onde os dirigentes no dia seguinte percorrerem as agências do município para repassar os resultados da campanha salarial deste ano e outros assuntos persistente da categoria.

II Fórum discute visibilidade negra nos bancos nesta quarta e quinta

A Contraf-CUT, o Sindicato dos Bancários do Rio de JaJaneiro e a Fetraf RJ-ES promovem nesta quarta e quinta- -feira, dias 13 e 14, o II Fórum Nacional pela Visibilidade Negra no Sistema Financeiro. O evento, que integra a programação do mês da consciência negra, será realizado no Hotel São Francisco (Rua Visconde de Inhaúma, 95), no centro do Rio.

BB lucra R$ 12,7 bilhões, mas segue lógica privada e corta 1.529 empregos

Apesar do lucro líquido de R$ 12,7 bilhões nos nove primeiros meses de 2013, crescimento de 54,6% em relação ao mesmo período de 2012 e rentabilidade de 25,6%, o Banco do Brasil eliminou 1.529 postos de trabalho no mesmo período. Em um ano, o corte foi ainda maior e alcançou 1.827 empregos, seguindo a política dos bancos privados e na contramão da economia brasileira que abriu 1,323 milhão de vagas entre janeiro e setembro deste ano.

SEEB- AC tem reunião com a promotora de Defesa do Consumidor

Promotora de Defesa do Consumidor

O presidente do Sindicato dos Bancários do Acre Edmar Batistela, juntamente com a diretora de assuntos jurídicos, Deborah Fernanda, participou, na manhã do dia 14 de novembro, de uma reunião com a promotora de Defesa do Consumidor do Ministério Público do Acre, Alessandra Garcia Marques. O assunto em pauta foi referente à Segurança Bancária, onde o Banco do Brasil insiste em não obedecer à lei federal n° 7.102 de 1983, na qual inclui a porta giratória com detector de metais.

VI Copa Bancária de Futebol Soçaite: Caixa Econômica leva o título

Equipe da Caixa Econômica vence a Copa Bancária de Futebol Soçaite

Numa final equilibrada e decidido apenas no tempo extra, a Caixa Econômica levou para a sua galeria de troféu a VI edição da Copa Bancária de Futebol Soçaite, após empate com o Banco do Brasil no tempo normal, por 2 a 2, e vitória na prorrogação por 2 a 0.

OS MELHORES

Melhor Goleiro: Airton “Bola” (Caixa Econômica)
Craque Revelação :Bruno (BB)
Artilheiro: Wesley Junior, 4 Gols (BB)
Craque da competição: Adriano (Caixa Econômica)

Banco da Amazônia inicia procedimentos para construção de novo PCS

Em reunião ocorrida no último dia 8, o Banco da Amazônia apresentou à Contraf-CUT, Fetec Centro- -Norte e Sindicato dos Bancários do Pará uma proposta de premissas para a definição dos quesitos que devem constar do edital de contratação de uma consultoria especializada para a elaboração de um novo modelo de gestão de pessoas, incluindo um novo Plano de Cargos e Salários (PCS).

Plano corporativo da Mais Academia

Mais Academia

Com intuito de estimular a prática da atividade física entre os trabalhadores bancários, o Sindicato dos Bancários do Acre, fechou no mês de novembro, plano corporativo com a Mais Academia. O plano tem preços diferenciados e são válidos para funcionários, cônjuges e filhos dos bancários. É necessário, para tanto, comprovação, através de documentação. O plano traz isenção da taxa de matrícula e os planos corporativos são com duração de 6 meses. A forma de pagamento pode ser via cartão de crédito (6x R$122,50).

Erro no FGTS dá direito ao trabalhador de pedir correção de valores

Trabalhadores que possuíram dinheiro na conta do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) entre os anos de 1999 e 2013 têm direito à correção da diferença do saldo atualizada pela TR (Taxa Referencial) e pela inflação. O FGTS foi instituído em 1966, através dele, todo trabalhador tem direito a uma conta para o fundo na Caixa Econômica Federal, na qual o empregador deve depositar mensalmente o percentual de 8% sobre o salário. Na ação de correção do FGTS, com o pedido de liminar, é argumentado que o incide no cálculo dos juros do FGTS seja revisado. Em média, o trabalhador que tinha R$ 1.000 na conta do FGTS no ano de 1999 tem hoje apenas R$ 1.340,47. Os cálculos corretos indicam que a mesma conta deveria ter R$ 2.586,44. Ou seja, uma diferença de aproximadamente 48%.

DEZEMBRO

Banco Bradesco de Cruzeiro do Sul: A vergonha continua

O Bradesco continua com uma política que fere todosos princípios éticos e morais do trabalhador. A falta de respeito com os responsáveis por seus lucros, “os funcionários”, na sua maioria, tem seus direitos caçados por administradores irresponsáveis e prepotentes… Um exemplo clássico desses “administradores” se faz presente hoje na cidade de Cruzeiro do Sul, município localizado a 640 km da capital Rio Branco.

Sindicato dos Bancários do Acre paralisa o Banco Santander por 24h

SEEB-AC paralisa o Banco Santander por 24h

Os lucros do Santander não param de crescer no Brasil. Por outro lado, o banco espanhol continua com a política famigerada de demissões. Em Rio Branco, a instituição demitiu quase 20% do quadro de funcional neste último ano. Hoje, apenas 18 funcionários são responsáveis por atender diariamente centenas de clientes e usuários em nossa capital. Na busca de frear a onda de demissões e melhorar a qualidade de atendimento a clientes e usuários, a diretoria do Sindicato dos Bancários paralisou, na quarta-feira (11), por 24 horas, as atividades desta unidade.

AABB Rio Branco conquista cinco títulos na disputa da JERAB / 2013

Com uma delegação de 54 pessoas, a AABB/Rio Branco conseguiu excelentes resultados na disputa da jornada Esportiva Regional das AABB (JERAB 2013), realizada no último fim de semana na cidade de Porto Velho-RO, com a participação de atletas do Acre, Rondônia, Roraima e Amazonas. Feliz com a performance da equipe da AABB/Rio Branco na disputa da JERAB 2013, o presidente Elon Machado fez o seguinte comentário: “A participação deste ano foi inédita, pois das oito modalidades, ganhamos cinco. Portanto, isso é muito gratificante e estou feliz por fazer parte desse grupo vencedor.” diz orgulhoso.

Chapa 130 vence eleição ao Conselho de Administração da Caixa

Chapa 130- Neiva e Serrano

Com 13.706 votos, o que representa 55,85% dos válidos, a Chapa 130, integrada por Fernando Neiva (titular) e Maria Rita Serrano (suplente), apoiada pela Contraf-CUT, diversos sindicatos, federações, Fenae e várias associações, venceu também o segundo turno das eleições para representante dos empregados no Conselho de Administração (CA) da Caixa Econômica Federal. A Chapa 56 obteve 10.834 votos, o que significa 44,15% dos válidos. Houve 380 votos em branco e 907 nulos.

Chapa 130 vence 2° turno da eleição para o Conselho de Administração da Caixa

A Chapa 130, apoiada pela Fenae, venceu o segundo turno da eleição para o Conselho de Administração da Caixa Econômica Federal, encerrada na sexta-feira da semana passada (6). Foram 13.706 votos, 55,85% do total. Os eleitos são Fernando Neiva e Maria Rita Serrano, que assumem o compromisso de lutar ainda mais pelo atendimento das demandas dos empregados.

Presidente do Sindicato dos Bancários do Acre recebe prêmio Destaque do Ano

Sindicato dos Bancários esteve presente no evento

O empenho e a participação nas mobilizações dos trabalhadores bancários foram elementos fundamentais para o presidente do Sindicato dos Bancários do Acre, Edmar Batistela, ser um dos homenageados na 28ª edição do prêmio Destaques do Ano. A tradicional festa foi criada para homenagear personalidades, empresários, políticos, jornalistas, empresas e instituições que contribuem para o desenvolvimento do Estado do Acre. O evento que é idealizado pela colunista social Rubedna Braga foi promovido na noite da última quinta-feira, 5, na Maison Borges.

Deixe um comentário