O SEEB-AC manifesta sua solidariedade e apoio aos candidatos aprovados, mas ainda não convocados no concurso da Caixa Econômica Federal para o cargo de Técnico Bancário Novo 2024. Os candidatos estão reivindicando a contratação de todos os aprovados, além da ampliação do cadastro de reserva, ressaltando a necessidade de mais funcionários do que o número de vagas inicialmente oferecido no edital, especialmente após a implementação do Programa de Demissão Voluntária (PDV) pelo banco.
Estima-se que cerca de 3.200 funcionários aderiram ao PDV 2024 da Caixa, enquanto o concurso ofereceu apenas 1.600 vagas diretas e 400 para cadastro de reserva, o que gerou um descompasso significativo entre o número de desligamentos e o de contratações.
O SEEB-AC argumenta que a Caixa precisa corrigir essa disparidade, aumentando o número de excedentes convocados, particularmente na função de técnicos bancários, para suprir o déficit de funcionários causado pelas demissões. O sindicato destaca que essa medida é essencial para que a Caixa possa continuar cumprindo sua função social, oferecer condições dignas de trabalho aos seus colaboradores e assegurar um atendimento de qualidade à população.
Segundo o edital da Caixa, o concurso visava o preenchimento de 4.050 vagas, incluindo o cadastro de reserva. Destas, duas mil são destinadas ao cargo de técnico bancário novo e outras duas mil para técnico bancário em tecnologia da informação (TI). As vagas restantes são divididas entre 28 para o cargo de médico do trabalho e 22 para engenheiro de segurança do trabalho.
*Cláusula de Barreira*
Os candidatos também destacam que, ao limitar o número de vagas em 4.050, a Caixa introduziu uma cláusula de barreira que restringe a quantidade de candidatos que podem ser convocados, excluindo assim candidatos aprovados e classificados como excedentes. Eles argumentam que essa cláusula é prejudicial à administração pública, pois reduz o número de candidatos no cadastro de reserva, o que poderá resultar na necessidade de realizar um novo concurso já nas primeiras desistências.