O Sindicato dos Bancários do Acre, representados pelos diretores Ezequiel Drummond, Gilberto Guimarães e Marcos Nogueira, visitaram a agência do HSBC da capital Rio Branco na manhã desta terça-feira (30). Objetivo da visita seria para orientar e informar os funcionários sobre as mobilizações que estão ocorrendo em todo país, em decorrência da venda do banco.
Com apenas uma unidade no território acreano, o banco emprega 14 funcionários, todos hoje apreensivo com a possibilidade da perda do seu posto de trabalho.
Acompanhando o movimento da Jornada das Américas em todos os países da América Latina, o Sindicato entregou aos funcionários e clientes o Jornal Global Bancária, onde o teor do conteúdo e fortalecer o movimento de defesa destes trabalhadores.
A venda do banco europeu no país tem preocupado os mais de 20 mil funcionários brasileiros. A possível demissão em massa tem mobilizado os sindicatos a pressionar o governo em busca de proteção para estes empregados.
Contraf-CUT
O ministro da secretaria geral da Presidência da República, Miguel Rossetto se comprometeu a marcar uma reunião com o HSBC e solicitar informações com a matriz no banco, na Inglaterra. Nesta terça-feira (30), parlamentares e sindicalistas terão reunião no CADE e, na quarta-feira (1), no Banco Central.
SEEB-AC com informações da Contraf-CUT.