Na busca de estreitar os laços de amizades e cooperação na área sindical, o Sindicato dos Bancários do Acre (SEEB-AC) recebeu, na manhã desta quinta-feira, uma comitiva do Sindicato Unitário Del Banco de La Nacion do Peru.
Chefiada por Roberto Fredy Bravo Gutierrez, subsecretário do sindicato peruano, a comitiva ainda contava com a presença de mais quatro dirigentes: Fabian Jesus Alvarado Aliaga, Marisol Stefanny Clavijo Quino, Carlos Diaz Camargo e Carmen Rosa Eyzaguirre Menendez.
Um café da manhã foi oferecido à comitiva peruana e aos demais dirigentes sindicais presentes ao encontro. Os deputados Jonas Lima (PT), Liras Morais (PEN) marcaram presença e deixaram claro o apoio à luta dos trabalhadores do ramo financeiro dos dois países.
Agenda da comitiva
Neste primeiro dia de atividade no Acre, a comitiva tem uma agenda extensa para desenvolver. Logo após deixarem a sede do Sindicato dos Bancários foram recebidos por parlamentares da Assembleia Legislativa do Acre (ALEAC). Na sequência participaram de um almoço oferecido pela ALEAC. No período da tarde, no auditório do Sindicato dos Bancários, a direção da CUT/AC assina, com o sindicato peruano, um termo de cooperação técnica na área jurídica.
Também, à tarde, a comitiva será recebida pelo secretário de Pequenos Negócios e pela primeira-dama do estado Marlúcia Cândida. A agenda desta quinta-feira será encerrada com a participação da comitiva no 4º Fórum Sicoob Norte de Cooperativa de Crédito, seguido de um coquetel.
No último dia intercâmbio, a comitiva irá visitar, pelo período da manhã, a Zona de Produção Estadual (ZPE) e a Estação de Piscicultura. Logo depois está agendado um almoço com o cônsul peruano de Rio Branco.
A programação segue no período da tarde com visita à sede da Embrapa e uma palestra motivacional. Os trabalhos serão encerrados durante o último dia do 4º Fórum Sicoob Norte. No entanto, à noite, na sede do Sinteac, a comitiva participa da festa alusiva ao Dia do Professor.
Carga horária de mais de 12h
Enfrentando uma das piores crises da organização dos trabalhadores do país andino, ainda reflexo da política do ex-presidente Alberto Fujimori, a comitiva espera deixar a capital acreana com inúmeros aprendizados na área da organização dos trabalhadores do ramo financeiro.
Conforme relato do chefe da delegação peruana Roberto Fredy Bravo Gutierrez, a carga horária dos trabalhadores bancários peruanos ultrapassa diariamente 12h, um absurdo nas relações modernas de trabalho.
Ciente da responsabilidade de melhorar a organização dos trabalhadores do ramo financeiro peruano, o dirigente Roberto Fredy deixou claro que o objetivo da visita é o compartilhamento de ideias para adquirir experiência e aplicar no dia-a-dia na organização dos trabalhadores e, assim, fortalecer as ações dos sindicatos e dos movimentos sociais peruanos.
Socializar experiência
De acordo com a vice-presidente do Sindicato dos Bancários do Acre, Júlia Maria, que esteve no início do mês realizando intercâmbio sindical na cidade de Lima, capital do Peru, a presença da comitiva do país andino em nossa cidade é especial. Segundo ela, o encontro será uma forma de socializar experiências sindicais vividas nos dois países.