Você está visualizando atualmente Vereadores aprovam projeto de lei que oferece caixa eletrônico adaptado para cadeirantes

Vereadores aprovam projeto de lei que oferece caixa eletrônico adaptado para cadeirantes

  • Autor do post:
  • Categoria do post:Notícias

POR MARCELA JANSEN – AGAZETA DO ACRE.COM

A Câmara Municipal de Rio Branco aprovou, nesta semana, projeto de lei que prevê a instalação de caixas eletrônicos adaptados para cadeirantes nas agências bancárias de Rio Branco.

O projeto de adaptação dos caixas eletrônicos é de autoria do vereador Fernando Martins (PCdoB) e determina que todas as agências bancárias que possuem áreas de caixas eletrônicos para autoatendimento disponibilizem aos clientes pelo menos um terminal com tela e teclado em altura reduzida para atender usuários de cadeiras de rodas.

“Situações simples como ir ao caixa rápido para efetuar um saque, pagamento de uma conta e outros acabam sendo ações impossíveis para alguns cidadãos, pois os equipamentos estão sendo instalados de forma a promover a exclusão de pessoas com deficiência, o que é totalmente contrário ao real objetivo da lei que trata da acessibilidade”, disse o vereador.

O vereador destacou que “os cadeirantes nem sempre podem contar com pessoas de confiança para ajudá-los a fazer um saque ou pagar uma conta em um caixa eletrônico”. Ele afirma que “a função do parlamento e da sociedade é lutar pela inclusão social dos portadores de deficiências”.

Segundo parlamentar, muitos cadeirantes possuem dificuldade para utilizar os caixas nos bancos devido à altura em que se encontram. Ele afirmou ainda que “embora os avanços alcançados pelos portadores de necessidades especiais, nos últimos anos, tenham sido muitos, ainda assim, existem muitas dificuldades enfrentadas, principalmente, pelos cadeirantes devido à falta de acessibilidade”, frisou o vereador.

A lei foi aprovada, porém, ainda não foi sancionado pelo prefeito Marcus Alexandre (PT).

Os bancos terão o prazo de 180 dias para instalarem os novos caixas eletrônicos. Em caso de não cumprimento, as agências estarão sujeitas a multa.